Casa do Tampa Bay Rays na Liga de Beisebol dos EUA, Tropicana Field teve cobertura arrancada com a força da tempestade; governo da Flórida realocou abrigo, que serviria de base para socorristas

Furacão Milton despedaça telhado de estádio da MLB que virou abrigo na Flórida

"Fico triste ao ver o estádio do time que amo arruinado", lamentou um morador da cidade de St. Petesburg na Flórida, em entrevista ao jornal americano "The New York Times". Bill Johnson, torcedor do Tampa Bay Rays na Liga Americana de Beisebol (MLB), viu a poucos metros de sua casa o telhado do estádio Tropicana Field ser arrancado, em cerca de meia hora, com a força dos ventos do Furacão Milton, que atinge o estado na costa do Oceano Atlântico.

A arena, que recebeu em média 17 mil pessoas na última temporada da MLB, estava sendo preparada para servir como um abrigo aos afetados pelas tempestades na região, inclusa no alerta de furacão - o mais grave - emitido pelo governador Ron DeSantis na última terça-feira.


Na manhã desta quinta-feira, o estádio amanheceu com o campo coberto por pedaços do telhado, que é feito de fibra de vidro e revestido de teflon (politetrafluoretileno). O Corpo de Bombeiros local contatou indivíduos que estavam dentro do estádio na última noite e confirmou que todos estavam seguros.

DeSantis chegou a anunciar que o Tropicana Field poderia receber até dez mil pessoas, fornecendo abrigo sobretudo para socorristas e outros trabalhadores da linha de frente na contenção de desastres. Posteriormente, o porta-voz do governo, Jeremy Redfern, esclareceu que que a base no estádio tinha sido realocada justamente pelo risco de desabamento.

Os ventos que atingiram a estrutura na noite desta quarta eram de cerca de 162 km, velocidade 23 km menor do que se esperava que a o telhado pudesse suportar. O Furacão Milton chegou à terra firme no mesmo dia, classificado como uma tempestade de nível 3 na escala de furacões que vai até 5.

Impacto em outros esportes

As tempestades forçaram o cancelamento da partida de pré-temporada de 2024/2025 da NBA, entre o Orlando Magic e o New Orleans Pelicans, que seria nesta sexta-feira no Kia Center em Orlando. A equipe da franquia permanecerá em San Antônio, no Texas, onde estão desde a partida contra o San Antonio Spurs na quarta.

O Jacksonville Jaguars, da NFL, teve que adiar a viagem do time para Londres no Reino Unido, previamente marcada para a noite desta quinta. A franquia encara o Chicago Bears no estádio do Tottenham, da Premier League. Os Jaguars também adiaram uma coletiva de imprensa, de sexta-feira para sábado.

O Tampa Bay Buccaneers também teve sua agenda afetada pelo Furacão Milton, chegando mais cedo em Nova Orleans para o confronto com o New Orleans Saints.

Familiares dos jogadores e técnicos evacuaram a Flórida e se juntaram ao time nos hotéis em Luisiana - os proprietários da franquia requisitaram dois aviões que transportaram 350 familiares e 31 animais de estimação. O time seguirá treinando no estádio Yulman, da Universidade Tulane.