Hoje bilionário, criador da Wise Up começou no cheque especial
Flavio Augusto, fundador da rede Wise Up, durante palestra na Campus Party 2015

Abrir uma escola de idiomas sem saber falar inglês parece algo improvável, mas não para o empresário Flávio Augusto da Silva, 42, fundador da Wise Up. O negócio iniciado em 1995 com R$ 20 mil de cheque especial foi vendido em 2013 por R$ 877 milhões para a Abril Educação. A venda o levou à lista de bilionários brasileiros da revista "Forbes" em 2014, com patrimônio avaliado em R$ 1,04 bilhão.

No mesmo ano em que vendeu a rede da Wise Up, o empresário comprou um clube de futebol nos Estados Unidos, o Orlando City. O investimento foi de US$ 110 milhões (cerca de R$ 300 milhões) e inclui a construção de um estádio em parceria com a prefeitura local.

No ano passado, o clube anunciou a contratação do meio-campo Kaká e, antes mesmo de estrear na liga principal do país, o time já é avaliado em US$ 325 milhões (quase R$ 900 milhões), segundo o empresário.

Há seis meses, o empreendedor abriu mais uma empresa, o MeuSucesso.com, um site de cursos online sobre negócios. Em 38 dias no ar, a start-up já havia faturado o primeiro milhão, vendendo assinaturas anuais de R$ 780.

Silva também é admirado por jovens empreendedores. Seu canal na internet, o Geração de Valor, tem 2,3 milhões de curtidas no Facebook. Para compartilhar seu conhecimento no mundo dos negócios com os fãs, o empresário foi um dos palestrantes desta quarta-feira (4) na Campus Party, evento de tecnologia e empreendedorismo realizado em São Paulo.

Durante sua apresentação, Silva disse que empreender depende de três elementos básicos: visão, coragem e competência. "Os três devem estar interligados e, na falta de um, o negócio pode não dar certo."

Veja abaixo cinco dicas do empresário para criar um negócio de sucesso.

1. Veja o que os outros não veem

Para Silva, um empreendedor de sucesso tem visão de negócio, ou seja, a capacidade de enxergar tendências ou oportunidades em um mercado. "O visionário vê a onda chegando e já pega a prancha para surfar nela. Ele se antecipa aos demais", disse.

2. Tenha coragem para correr riscos

Segundo o empresário, nenhum negócio sai do papel se o empreendedor não tiver coragem. Ele diz que o medo é uma barreira maior do que a falta de capital para abrir a empresa. "Quem tem coragem arruma dinheiro emprestado e faz acontecer", afirma.

3. Una execução à gestão do negócio

Aliar conhecimento técnico no ramo de atuação a práticas de gestão é fundamental para o sucesso do negócio, diz Silva. Para ele, de nada adianta saber programar se a empresa não souber vender o produto ou gerir o caixa. "Será preciso montar uma equipe capaz de executar a ideia e encontrar um sócio com características complementares."

4. Faça a empresa ser independente

Silva afirma que o negócio deve andar com as próprias pernas, sem depender da presença do fundador. Quando isso acontece, é sinal de que a empresa está madura, o que aumenta seu valor e credibilidade no mercado. "Chega uma hora em que o negócio está pronto para decolar e a presença do fundador atrapalha, muitas vezes, por medo de perder o controle", declara.

5. Não deixe o sucesso subir à cabeça

Manter a essência é um dos grandes desafios do empreendedor, segundo Silva. Para ele, é muito fácil se enganar e perder o foco quando a empresa dá lucro e a conta bancária aumenta. "Nunca se esqueça de quem você é. Eu sou a mesma pessoa que pegava trem lotado todos os dias para trabalhar. Não é minha conta bancária que determina meu valor ou quem eu sou."