Previsão é de tempestade para outras 29 cidades de Mato Grosso do Sul.

Inmet alerta e chuva chega em Campo Grande
/ Foto: Reprodução

A tempestade prevista pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para esta segunda-feira (13), chegou nesta tarde, em Campo Grande.

A chuva forte já atingiu vários bairros da Capital. O alerta de perigo potencial começou hoje por volta das 10h e vai até amanhã no mesmo horário.

Durante esse período, o estado pode registrar chuvas entre 20 e 30 mm/h, com possibilidade de até 50 mm de precipitação acumulada no dia, além de rajadas de vento entre 40 e 60 km/h.

 
Além de Campo Grande, as cidades de Aquidauana, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Bandeirantes, Brasilândia, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Ladário, Miranda, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, Terenos e Três Lagoas são algumas das cidades afetadas pelo fenômeno, e devem ficar atentas às condições climáticas nas próximas horas.

Riscos Potenciais

O INMET alerta para o baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Além disso, a intensidade dos ventos pode ocasionar pequenos danos em construções mais frágeis, como telhados e árvores.

Orientações à População

A população deve seguir algumas orientações para garantir a segurança durante o período de alerta. Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, devido ao risco de queda. Também é importante evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, que podem ser deslocadas com os ventos fortes.

Outra recomendação é evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada, pois a ocorrência de descargas elétricas pode causar danos aos equipamentos. Em situações de emergência, a população pode buscar informações com a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.