Obras começarão em abril e devem terminar em 20 meses.
Após anunciar o lançamento de licitação para a revitalização urbana da Rua 14 Julho com garantia de empréstimo de US$ 56 milhões, aproximadamente R$ 180 milhões, a Prefeitura de Campo Grande, divulgou edital do projeto Viva Campo Grande II. Dentre diversas novidades para a área central, o documento prevê que população deverá ter acesso gratuito à rede wi-fi, calçadão mais largo para transitar e paisagismo com 252 árvores plantadas.
O Jornal Midiamax teve acesso ao edital, com quase 200 páginas, em que são detalhadas as mudanças do trecho compreendido entre a Avenida Fernando Corrêa da Costa e Avenida Mato Grosso.
Para o paisagismo do trecho central da Rua 14 de julho, o edital prevê a quantidade de árvores que deverão ser plantadas ao longo da via, que devem somar exatas 252 de diversas espécies, dentre Ipês (branco, roxo e amarelo), Jacarandá bico de pato, Árvore da China e outras. Além da arborização, o projeto inclui arbustos e gramas para o paisagismo.
O edital também planeja a construção de um “calçadão” para melhor comodidade dos pedestres, ampliando a calçada, que hoje tem 3 metros de largura, e deverá dobrar o tamanho, passando a ter 6,5 metros. Haverá a instalação de sinalização e novos semáforos com sinal sonoro acessíveis os deficientes visuais.
Já para os veículos, a mudança será para as faixas de tráfego e estacionamento. Ao invés de quatro faixas existentes atualmente, haverá apenas duas para o movimento dos carros e estacionamento na via será proibido. Com a redução das faixas e revitalização, as linhas do transporte coletivo que passam pela Rua 14 de Julho deverão mudar o etinerário.
Em trecho da 14 de Julho entre a Avenida Afonso Pena e a Marechal Candido Mariano Rondon, asfalto tradicional em lama asfáltica, será substituído por piso intertravado, mesmo material que será usado nas calçadas. O meio-fio será rebaixado, desta forma a calçada terá o mesmo nível que a pista. Nos demais trechos, entre a Avenida Fernando Corrêa da Costa e Afonso Pena; da Cândido Mariano até a Avenida Mato Grosso, o recapeamento será feito com pavimento tradicional.
O edital também prevê a instalação de rede wi-fi gratuita para as pessoas que passeiam ou fazem compras nas lojas localizadas na 14 de Julho. Haverá também a instalação de 11 placas eletrônicas com GPS para auxiliar os pedestres.
A rede de fiação aérea de energia elétrica e telefônica deverá ser totalmente axcluído e dará espaço para fiação subterrânea, eliminando a poluição visual. Já a drenagem será feita com o escoamento de águas pluviais através de canaletas junto ao meio fio, eliminando pontos de enxurrada que ocorrem nas regiões da rua.
O documento também estabelece a remoção dos postes de luz, que darão espaço a instalação de luminárias com postes em luz de LED nas calçadas, posicionadas próximos aos bancos disponíveis aos moradores que passeiam pelo centro.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!