Carregar o celular enquanto pedala não é novidade, mas o diferencial é quando o carregador é feito a partir de objetos velhos que foram descartados. A ideia foi criada pelos estudantes João Berrocal e João Yamashita, ambos de 18 anos, para a conclusão do curso técnico em Elétrotécnica do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus de Campo Grande.
O carregador tem capacacidade para recuperar 100% da bateria do aparelho celular em 20 minutos de pedaladas. A carga pode ser mais rápida ou mais demorada, isso varia de acordo com o modelo do telefone, segundo o professor orientador da dupla, Fernando Guimarães
Como Funciona?
O movimento da roda faz com que o motor se movimente e gere energia. A força criada chega até o capacitador, uma tomada de cabo USB, onde o celular é ligado. Os jovens usaram dois motores tirados de uma impressora velha para fabricar o protótipo.
Conforme o professor, os alunos desenvolveram a engenharia reversa, que é quando se cria um novo produto com custo baixo a partir de lixo eletrônico. "Nós incentivamos os alunos a desmontarem objetos que não são mais utilizados pra reutilizar as peças e eles tiveram a ideia. Eles levantaram o problema dos celulares que descarregam rápido e usaram os objetos velhos. Eles tiraram nota 10", explica, referindo-se ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), obrigatório para aprovação no curso técnico.
Desde que o TCC foi apresentado, em agosto, o projeto foi levado à Olimpíada do Conhecimento, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e fizeram uma demonstração no evento Portões Abertos, organizado pelo Comando Militar do Oeste (CMO).
A próxima apresentação é no projeto da Feira de Ciência e Tecnologia do Campus Campo Grande (Fecintec) do IFMS. O objetivo é conseguir classificação para participar de eventos científicos estaduais e nacionais.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!