A medida proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em estabelecimentos comerciais e locais públicos das 00h00min às 16h00min do dia 6 de outubro de 2024.
A portaria emitida pelo Juiz Eleitoral Marco Antonio Montagnana Morais estabelece uma lei seca em Maracaju, Mato Grosso do Sul, durante o período eleitoral.
A medida proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em estabelecimentos comerciais e locais públicos das 00h00min às 16h00min do dia 6 de outubro de 2024, que corresponde ao primeiro turno das eleições. Essa ação é comum em períodos eleitorais no Brasil, visando garantir a ordem pública e a tranquilidade durante o processo de votação.
A restrição é uma precaução para prevenir incidentes que possam interferir na segurança e na integridade do pleito eleitoral. É importante que os moradores e comerciantes de Maracaju estejam cientes dessas regras para evitar penalidades.
Confira portaria emitida pelo o excelentissimo senhor Juiz Eleitoral MARCO ANTONIO MONTAGNANA MORAIS:
PORTARIA Nº 10/2024 TRE/ZE016
Dispõe sobre a proibição do consumo e venda de bebidas alcoólicas no 1º Turno das Eleições de 2024, no âmbito da circunscrição eleitoral de Maracaju.
O Exmo. Juiz da 16ª Zona Eleitoral, Comarca de Maracaju, Estado de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais que lhe são conferidas pelo art. 35, I e IV da Lei nº 4.737, de 15/07/65 (Código Eleitoral).
CONSIDERANDO a necessidade de atuação preventiva das autoridades públicas desta circunscrição para garantir a ordem e a tranquilidade no dia das eleições, de modo a propiciar a segurança dos eleitores e a normalidade da votação;
CONSIDERANDO que o consumo de bebidas alcoólicas, no dia das eleições, comumente acarreta transtornos e compromete a boa ordem dos trabalhos eleitorais e o exercício democrático do voto;
CONSIDERANDO que a proibição do consumo de bebidas alcoólicas, em eleições anteriores, mostrou-se eficaz para a garantia da ordem pública, principalmente, nos locais de votação;
RESOLVE:
Art. 1º. PROIBIR O CONSUMO E A VENDA de bebidas alcoólicas no horário compreendido entre 00h00min (zero) e 16h00min (dezesseis) horas do dia 06.10.2024 (domingo), 1º turno, em bares, restaurantes, conveniências, lanchonetes, trailers, hotéis e demais estabelecimentos comerciais e similares, bem como em locais abertos ao público no município de Maracaju.
§ 1º. O descumprimento da presente determinação caracterizará a prática do crime de desobediência previsto no art. 347 da Lei n. 4.737/65 (Código Eleitoral).
§ 2º. Alerte-se a população que se apresentar publicamente em estado de embriaguez constitui contravenção penal (art. 62 da Lei das Contravenções Penais) e que promover desordem que prejudique os trabalhos eleitorais constitui crime (art. 296 do Código Eleitoral).
Art. 2º. Os casos omissos serão resolvidos por este Juízo Eleitoral.
Art. 3º. Encaminhe-se cópia à Promotoria Eleitoral, Delegacia de Polícia Civil, Polícia Militar, Bares, Lanchonetes e similares.
Art. 4º. A serventia deverá dar a mais ampla publicidade, inclusive afixando-o no átrio do cartório eleitoral.
Art. 5º. Revoga-se as disposições em contrário inclusive a portaria Nº 8/2024/TRE/ZE016.
Art. 6º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua assinatura.
Encaminhe-se cópia à Corregedoria-Regional da Justiça Eleitoral do MS. Publique-se. Comunique-se. Cumpra-se.
Maracaju/MS, 04 de outubro de 2024.
MARCO ANTONIO MONTAGNANA MORAIS JUIZ ELEITORAL
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!