Instituto Cerrado Guarani foi selecionado para realizar plantio em parceria com Programa Mais que Energia.

O Município de Laguna Carapã divulgou, por meio da Comissão de Seleção, o resultado preliminar do julgamento das propostas referentes ao processo administrativo nº 001/2025, conforme o edital de Chamamento Público nº 001/2025.
O objeto da chamada é a formalização de uma parceria, por meio de termo de fomento, visando à revitalização de vinte nascentes localizadas no município, como parte do cumprimento das metas estabelecidas em parceria com a Itaipu Binacional, dentro do Programa Itaipu Mais que Energia.
O Instituto Cerrado Guarani (ICG), uma entidade focada em conservação e restauração ecológica, foi a organização selecionada, com a proposta que obteve uma pontuação de 8,0 pontos, sendo considerada aprovada pela Comissão de Seleção.
O ICG, que possui um vasto histórico de ações de restauração e conservação ambiental, incluindo o manejo de um banco de sementes crioulas, tem como um de seus principais projetos o apoio à recuperação de nascentes, uma iniciativa que também está sendo desenvolvida em Nova Andradina.
A revitalização das nascentes será uma ação estratégica no município de Laguna Carapã, alinhada com o Programa Itaipu Mais que Energia, que visa contribuir para a transformação social e ambiental de mais de 400 municípios entre o Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul.
O programa, desenvolvido pela Itaipu Binacional, é uma das principais ações de responsabilidade social da usina, com foco na melhoria da qualidade de vida das comunidades e no fortalecimento das iniciativas de governança participativa.
A parceria tem como objetivo promover um futuro sustentável para as populações da região, a partir de um esforço coletivo das instituições envolvidas, que incluem órgãos públicos e organizações da sociedade civil.
Conforme o edital, a Instituição Cerrado Guarani agora aguarda o prazo de cinco dias para a interposição de eventuais recursos contra o resultado preliminar. Caso não haja contestações, a parceria será formalizada para o início das ações de recuperação das nascentes, contribuindo significativamente para a conservação hídrica e ambiental de Laguna Carapã.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!