M capacita 235 guardas municipais para uso de armas não letais
/ Foto: Marlon Ganassin

O primeiro curso de capacitação para emprego de equipamentos não letais foi inaugurado nesta segunda-feira (23), em Campo Grande. O curso é uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Polícia Militar, e a Prefeitura de Campo Grande e irá formar 235 agentes da Guarda Civil Municipal.

Ministrado no Centro de Ensino e Formação (CEF) da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, o curso irá proporcionar aos guardas municipais o adequado conhecimento sobre a utilização dos equipamentos não letais, empregados na defesa e integridade física pessoal e de terceiros.

Durante a solenidade de abertura do curso, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Deusdete Souza Oliveira Filho, destacou a importância da integração das forças para a segurança pública do Estado. “Todos os entes da Federação e todas as esferas de administração têm o papel de assegurar a cidadania e tranquilidade que o cidadão necessita no dia-a-dia. Através da integração das forças, a Guarda Municipal tem contribuído de forma consistente e consciente e vem a cada dia, como neste curso, se aperfeiçoar, para fazer a diferença”, disse.

 O prefeito Gilmar Olarte ressaltou a importância da formação teórica e prática oferecida pela Polícia Militar. “Na prática, o curso proporcionará a consciência que o empoderamento da farda ou de uma posição que remete a ser militar, a arma, não nos dá o direito de sair e fazer e acontecer como grupo, menos ainda, individualmente, mas, como instituição e servidor investido neste cargo, a cada dia traz mais responsabilidade, e um dever de equilíbrio pessoal e coletivo”, disse o chefe do Executivo Municipal.

“Esta é mais uma etapa que toda corporação passa para arrumar a casa, e nos cursos de formação e capacitação, cada um recebe as ferramentas necessárias para desenvolver a função no estrito cumprimento do dever legal, amparado nas leis e obedecendo às recomendações sobre o uso legal e progressivo da força”, acrescentou  o titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Valério Azambuja.

Também estiveram presentes na cerimônia o comandante do Policiamento Metropolitano da PM, Francisco Ovelar, Cláudio Monteiro Ayres, comandante do Centro de Ensino e Formação, Renato Tolentino Avelar e o titular da 7ª Delegacia da Polícia Civil em Campo Grande, delegado Paulo Sá.

        Com informações de Lúcio Borges