Os animais apresentavam sinais de lesões e estavam sendo transportados em condições inadequadas, com falta de espaço, água e alimentação.

Mais de 70 cavalos são resgatados
/ Foto: Reprodução

Na madrugada do dia 27 de novembro, o Batalhão de Polícia Militar Rural (BPMRu) realizou uma operação de patrulhamento ostensivo na Rodovia MS-166, no distrito de Cabeceira do Apa. Durante a ação, foram apreendidos dois caminhões boiadeiros que transportavam 73 equídeos, incluindo cavalos e muares (conhecidos popularmente como mulas), em condições de maus-tratos.  

Os veículos, abordados pela equipe do BPMRu, não possuíam a documentação exigida, como a Guia de Transporte de Animais (GTA), além de outros documentos fiscais e sanitários obrigatórios.  

O primeiro caminhão transportava 45 equídeos, com origem em Colonita, Paraguai, e destino a Pedro Juan Caballero. Já o segundo levava 28 equídeos de Campo Grande para Ponta Porã. Ambos os motoristas confessaram não portar a documentação necessária.  

Os animais apresentavam sinais de lesões e estavam sendo transportados em condições inadequadas, com falta de espaço, água e alimentação. A equipe da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO),  foi acionada para avaliar a situação e confirmou o cenário de maus-tratos. Um laudo detalhado será emitido para subsidiar as investigações.

Os motoristas, juntamente com os veículos e os animais, foram escoltados até a delegacia. A operação, que foi motivada por denúncias, resultou na aplicação de multas que totalizam R$ 73 mil.  

Além disso, policiais militares ambientais foram chamados para lavrar as autuações relativas às infrações ambientais, com a aplicação de penalidades e o encaminhamento dos casos para análise administrativa e judicial.  

Os animais resgatados foram levados a um refúgio localizado em Dois Irmãos do Buriti, onde receberão os cuidados necessários.  

A ação reforça o compromisso do BPMRu, do IAGRO e do 2º BPMA com a proteção dos direitos dos animais e o cumprimento rigoroso da legislação ambiental.  

Mais de 70 cavalos são resgatados