As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aplicadas hoje e amanhã em todo o País. Em MS, os portões serão abertos às 11h e fechados às 12h. A expectativa é de que mais de 130 mil estudantes participem do exame no Estado. Os estudantes devem estar atentos ao fator climático neste fim de semana para não chegar atrasado às provas. Há previsão de chuva para hoje e amanhã na maioria das regiões do Estado.

Neste primeiro dia, os candidatos terão 4h30 para as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Amanhã, com 5h30 de duração, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. Para os que guardam os sábados por motivos religiosos, a prova de hoje começa a ser aplicada somente às 18h, horário de MS.

Ontem foi o dia da maioria das escolas realizarem revisão de matérias do Enem. Na escola estadual Antônia da Silveira Capilé, em Dourados, o clima foi de descontração. Quem se dedicou aos estudos está confiante, como Gabriel Rocha de Oliveira, 17 anos. Em 2013, ainda no primeiro ano, ele prestou o Enem como treineiro. Não foi muito bem. Ano passado atingiu pontuação superior a 600, que garantia vagas em cursos de licenciaturas e alguns bacharelados. Mas como sua meta é ingressar na Engenharia da Computação, os estudos se intensificaram este ano.

“Fiz cursinho à tarde e, à noite e finais de semana, também me dediquei. Vou tranquilo às provas porque sei que dei o meu melhor”, diz confiante. Gabriel precisa de uma pontuação de pelo menos 750 para garantir vaga no tão desejado curso na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), instituição onde ele participou de projeto e teve a oportunidade de conhecer melhor o curso e se identificar com a área. Kelly Cristina Hasse, 17 anos, também se dedicou aos estudos. Ela almeja o curso mais disputado do país, Medicina. “Ano passado, como treineira, consegui 700 pontos no Enem. Agora preciso de pelo menos 800”, disse ela, que pensa estudar na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Perfil em MS

A maior parte dos inscritos no Enem em Mato Grosso do Sul têm entre 20 anos e mais de 30 anos, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Eles são 80.299 (60,96%) do total de 131.697 pessoas inscritas no Enem no estado.

Um dado preocupante é que até anteontem cerca de 35,5 mil inscritos de Mato Grosso do Sul não acessaram o cartão de confirmação na “Página do Participante”, ou seja, 27% ainda não tinham buscado informações sobre o local de prova.

Itens obrigatórios

Para os exames é obrigatória a apresentação de um documento de identificação original com foto. Outro item obrigatório é a caneta esferográfica, que deve ser de tinta preta e fabricada em material transparente. O Inep informa que se o candidato usar caneta com tinta de outra cor, a leitura ótica do cartão-resposta pode ser comprometida. Não é permitido portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha e materiais eletrônicos.