A procura melhorou após a ampliação do público, mas ainda está longe do interesse da época do auge da pandemia.

Mais de duas mil pessoas foram vacinads contra covid na Capital nesta quarta-feira
A procura melhorou após a ampliação do público, mas ainda está longe do interesse da época do auge da pandemia. / Foto: Reprodução

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) mostram que 3.578 pessoas procuraram os postos para tomar a vacina bivalente contra a covid nos dois primeiros dias em que ela está disponível para todas as pessoas acima de 18 anos em Campo Grande. Somente hoje, até 09:45, 535 doses haviam sido aplicadas, sendo que mais de 95% da bivalente.

Na terça-feira foram 1.524 aplicações e no dia seguinte a procura aumentou, passando para 2.132 doses aplicadas. Na comparação com os dias anteriores, quando ela estava disponível apenas para pessoas acima de 60 anos, grávidas, puérperas e pessoas com comorbidades, a procura mais que dobrou. A média diária dos 30 dias anteriores era de 677 pessoas vacinadas. 

Porém, se a comparação for feita com meados de 2021, quando chegavam a ser atendidas 11 mil pessoas por dia, a procura pela bivalente está insignificante. E a busca naquela época só não era maior porque havia restrição de idade para atendimento. Porém, ontem foi a primeira vez que mais de duas mil pessoas foram vacinadas contra a covid num único dia depois de quase um ano.

Antes da ampliação do público alvo, 37,4 mil doses da bivalente haviam sido aplicadas em Campo Grande ao longo de dois meses. 

Em Campo Grande, a vacina está disponível das 7h30min às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, em mais de 50 Unidades Básicas (UBS) e de saúde da família (USFs) espalhadas pelas sete regiões urbanas e distritos. Vacina bivalente é um imunizante que protege contra a variante original da Covid-19 e contra as cepas que surgiram posteriormente, como a Ômicron.

A diferença entre a bivalente e a monovalente é que a bivalente protege contra várias cepas da doença e a monovalente protege contra o vírus original. A monovalente foi aplicada durante toda a pandemia.

A bivalente só pode ser aplicado em pessoas que tomaram as pelo menos duas doses monovalentes. A vacina bivalente deve ser usada somente para dose de reforço. O intervalo entre doses bivalentes será a partir de 4 meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com vacinas monovalentes.

NÚMEROS
Desde o começo da vacinação contra a covid, em janeiro de 2021, foram aplicadas 2.012.793 doses em Campo Grande, conforme números disponíveis no “vacinômetro” da Sesau. 

Ao todo, 739.300 (81.59%  campo-grandenses tomaram a primeira dose, 708.399 (78.18%)  a segunda dose, 394.947 a terceira dose e 170.147 a quarta dose.