Lançado em abril de 2014, o programa Agrinho desenvolvido pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ampliará este ano, o atendimento dos municípios e escolas da rede pública de ensino, com estimativa de ser adotado em 170 escolas urbanas e rurais de Mato Grosso do Sul, alcançando assim 64 mil alunos do ensino fundamental.
O projeto piloto desenvolvido ano passado atendeu 88 escolas municipais e estaduais e 31,4 mil estudantes do 1º ao 9º ano. A aprovação da metodologia proposta pelo Agrinho se refletiu na adesão, que subiu de oito para 19 municípios. Atenta a qualidade e eficácia, a coordenação do programa vem promovendo desde fevereiro formações para os professores, abordando histórico, objetivos, princípios teóricos, metodologias e atividades recomendadas (oficinas) para o desenvolvimento do referido programa. A meta é atender 3,5 mil professores que adotarão o material paradidático.
Nos dias 27 e 28 de março, os docentes de Dois Irmãos do Buriti e Maracaju participarão de mais uma formação, na qual será apresentado o histórico e a parte pedagógica do programa idealizado há 20 anos no estado do Paraná. Com o atendimento realizado neste fim de semana, mais de 60% dos 3,5 mil professores estarão preparados para trabalhar os assuntos do programa no planejamento de aula.
Parceiros - A iniciativa do Sistema Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul e Senar/MS contou com a parceria do Governo do Estado por meio das Secretarias de Estado de Educação SED, SEMADE - Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, SEPAF - Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar e da FCMS - Fundação de Cultura, além de 19 Prefeituras por intermédio das Secretarias Municipais de Educação, empresas e instituições públicas e privadas.
O foco do programa é desenvolver os Temas Transversais propostos nos PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecidos pelo MEC – Ministério da Educação: Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Saúde, Orientação Sexual e Temas Locais, com foco na sustentabilidade, valores e conexão campo cidade. O material entregue este ano foi regionalizado por uma equipe de especialistas nas áreas de cultura, território, economia, meio ambiente e educação que trabalharam por quase três meses na adaptação.
Serviço – As oficinas serão realizadas nos dias 27 e 28 de março, das 7h às 17h nos seguintes endereços:
- Em Maracaju, na Escola Municipal José Pereira da Rosa, Rua Osvaldo Cardoso, s/n, Vila Ivan Loureiro.
- Em Dois Irmãos do Buriti na Escola Estadual Estefana Centurion Gambarra, Rua Cecílio Mascarenhas, s/n, Centro.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!