Mesmo com todas as campanhas feitas e mutirão de limpeza realizado em Maracaju, a dengue ainda continua preocupando as autoridades do setor. Isso segundo o Coordenador do setor de endemias Mario Zan. Em palestra realizada com alunos da escola João Pedro Fernandes, Mario disse que em Maracaju a situação é controlada, até agora foram registradas 180 notificações. Segundo o Coordenador, isso é fruto das campanhas e limpezas realizadas, mas e preciso continuar agindo e trabalhando, essa palestra com alunos adolescentes são importante para eles se tornarem agentes de continuidade. As igrejas tanto evangélica como católica receberam panfleto e orientações para repassar aos fiéis informações sobre os cuidados com o mosquito, os padres e pastores também são agentes colaboradores.
Durante as palestras realizadas o médico Luiz Possi orienta e conversa com os adolescentes sobre, as doenças que o mosquito transmite e principalmente sobre a Zika Vírus; é uma infecção causada pelo vírus ZIKV, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue e da febre chikungunya. O contágio do vírus ZIKV se dá pelo mosquito que, após picar alguém contaminado, pode transportar o ZIKV durante toda a sua vida, transmitindo a doença para uma população que não possui anticorpos contra ele.
Complicações possíveis
Ainda não se sabe muito sobre as complicações que o Zika vírus pode causar. Recentemente ele foi relacionado pelo Ministério da Saúde à casos de microcefalia - uma condição neurológica rara identificada em geral na fase da gestação - e à Síndrome de Guillan-Barré, que é uma doença autoimune em que o sistema imunológico ataca o sistema nervoso por engano, que o causa uma inflamação nos nervos e fraqueza muscular.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!