O Centro de Equoterapia Passo a Passo/Sindicato Rural de Maracaju agradece a toda equipe, praticantes, familiares e apoiadores do projeto.
Nos dias 1 e 2 de novembro de 2024, o Centro Hípico de Maracaju foi palco da primeira prova de Tambor na categoria Paratambor. O evento, organizado pela equipe do Centro Hípico de Maracaju, contou com diversas categorias e provas. O Centro de Equoterapia Passo a Passo de Maracaju/Sindicato Rural participou com cinco praticantes: Edmar Franco Arguelho, Gabriel Martins de Souza, Guilherme Brites Fernandes, Davi Rojas Comandante Teixeira e Iago Carvalho Barcelos. A equipe da Equoterapia, composta por Nilo Equitador, Isabella Psicóloga e Edilson Profissional de Educação Física, deu um verdadeiro show na pista de tambor junto com os praticantes.
A categoria Paratambor, conforme a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Quarto de Milha (ABQM), é destinada a competidores com limitações físicas e/ou sensoriais que afetam suas performances em competições independentes. Recentemente, a modalidade passou a ser chamada de “Paratambor” para melhor representar a competição de paratletas.
Relato da mãe de um praticante e a importância da Equoterapia
Guilherme, diagnosticado com a síndrome de Guillan Barre aos 4 anos e 40 dias, após tomar uma vacina, tem hoje 6 anos e 6 meses. Sua mãe relata a difícil jornada que enfrentaram.
A síndrome começa com a perda de força nos pés e se espalha pelo corpo. No caso de Guilherme, a condição foi grave e ele ficou internado por cerca de 2 meses. Os médicos deram um prognóstico desanimador, dizendo que ele dificilmente voltaria a andar, pois seus nervos estavam inativos. Após meses angustiantes, a família decidiu iniciar a equoterapia
Sem nenhuma coordenação motora, Guilherme começou a fazer equoterapia. Após o primeiro contato com o cavalo, começou a mexer os dedinhos dos pés. Com apenas 5 aulas, ele já conseguia sentar sem apoio. A cada aula, novas conquistas eram alcançadas. A família de Guilherme agradece a todos da equipe de equoterapia por fazerem a diferença na vida das crianças e adultos atendidos.
O Centro de Equoterapia Passo a Passo/Sindicato Rural de Maracaju agradece a toda equipe, praticantes, familiares e apoiadores do projeto. O trabalho visa atender da melhor forma possível os praticantes e ajudá-los a melhorar a qualidade de vida em diferentes patologias.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!