Estiveram na manhã desta segunda feira (26), no município de Maracaju os acadêmicos de Agronomia da ESALQ/USP que visitaram a Fazenda Santa Sofia, com o objetivo de conhecer o sistema da agricultura maracajuense. A visita faz parte do Projeto Expedição Cerrado 2015, que leva os alunos de Agronomia a conhecerem diferentes realidades de plantação de soja de diversas regiões do Brasil.
Em Mato Grosso do Sul, apenas Maracaju e o município de Naviraí receberam a visita dos acadêmicos. Segundo o aluno Felipe Antonio Treitinger, o projeto surgiu há cinco anos, como complementação aos estudos desenvolvidos no GEA – Grupo de Experimentação Agrícola, onde atuam com diversas culturas como soja, milho algodão dentre outras.
Em 2015, o projeto passou pelos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, “nosso objetivo é aprender como o produtor trabalha com o manejo de sua propriedade, mudanças de solo, clima, dentre outros fatores determinantes para o desenvolvimento do setor, cada lugar é diferente um do outro, aqui em Maracaju identificamos um dos melhores solos para produção de grãos do Brasil”, ressaltou Felipe.
Segundo o diretor do Sindicato Rural e produtor rural, Fábio Olegário Caminha, o projeto é uma oportunidade valiosa de trocar informações com os acadêmicos, discutindo novas técnicas de manejo e relatando as peculiaridades do nosso sistema produtivo. Por outro lado eles trazem seu aprendizado recente na universidade e a informações que adquiriram ao longo da expedição.
“Maracaju sempre busca andar na frente no desenvolvimento do cultivo de soja, essa troca de informações e conhecimento com uma universidade tão conceituada como a ESALQ/USP agrega muito para o município, valorizando nossa agricultura e levando o nome da cidade a nível Brasil”, salientou Fábio.
Os acadêmicos ficaram em MS de 24 a 28 de janeiro, e seguem para o município de Primavera do Leste Mato Grosso.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!