Em celebração a semana da Consciência Negra a Fundação de Cultura de Maracaju realizou exposição de artes de objetos da Cultura Negra. As peças ficaram exposta para a comunidade no Museu de Tecnologia Regional e Maracaju Domadora Anna Thereza de Lima Alves, (Museu Municipal) até o dia 20 de Novembro, foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, data na qual morreu, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695. E para encerrar a as atividades no dia 20 a noite aconteceu na Escola José Pereira da Rosa o 2º Desfile da Beleza Afro Estudantil de Maracaju, além de apresentações culturais com o Grupo Muzenza, Makulele, Capoeira, Poesia, dança da Puxada de Rede.
O desfile da beleza afro foi dividida em 3 categorias, até 7 anos de 8 a 15 anos e de 16 a 22 anos. Foram premiadas beleza e simpatia por categoria, o que exigiu muito do júri.
Para a Presidente da Fundação de Cultura Jussara Ferreira, esse evento pela participação e beleza passa a fazer parte do calendário de eventos da Fundação de Cultura.
Para o prefeito Maurílio Azambuja, apesar de ainda haver preconceito racial o que é crime no Brasil, o prefeito destacou as conquistas da raça negra, em buscar aquilo que é de direito deles. “Vim trazer o meu abraço e mostrar que o preconceito faz parte da cabeça de uma minoria sem expressão, e que nós temos muito o que agradecer e aprender coma raça negra” disse Maurílio
A primeira dama Leila Gonçalves Azambuja fez parte do corpo de jurados, ressaltou a beleza da raça negra; e falou participação do poder público em todas as ações que resultam cada vez mais em inclusões e aproximações entre todas as raças, com respeito a suas ideologias religiosas e culturais.” Somos um pedacinho de um todo, que formamos a sociedade, com os mesmos direitos e deveres” disse Leila.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!