Inmet renovou alerta de tempestade nesta sexta-feira.

Mato Grosso do Sul está em alerta de chuvas de 100 milímetros e ventos de 100 km/h
/ Foto: Reprodução

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou o alerta de tempestade em Mato Grosso do Sul. A previsão desta sexta-feira indica chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 mm ao dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h, e queda de granizo.

O aviso laranja, que indica grau de severidade de perigo potencial, é válido das 10h desta sexta a 10h de sábado (14). A condição é de risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Todos os 79 municípios de Estado estão no alerta de tempestade. A orientação é evitar se abrir debaixo de árvores, torres de transmissão ou placas de propaganda diante do risco queda de árvores, ou descargas elétricas.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), esta situação meteorológica ocorre devido à formação de uma área de baixa pressão atmosférica, aliado ao deslocamento de cavados.

A aproximação e o avanço de um novo sistema frontal, aliado ao transporte de calor e umidade, reforçam as instabilidades atmosféricas no Estado.

Mato Grosso do Sul está em alerta de chuvas de 100 milímetros e ventos de 100 km/h