Este ano, a Microsoft passou a apostar forte no setor de educação e anunciou a missão de "habilitar cada aluno para um sucesso maior". O projeto está desembarcando no Brasil oferecendo recursos gratuitos para estudantes e professores.
São duas iniciativas principais: o jogo Minecraft: Education Edition, com recursos adicionais para colaboração em sala de aula; e o Microsoft Classroom, ferramenta de educação que acompanha o Office 365 Education.
O Office 365 Education consiste nas versões online do Word, Excel, PowerPoint e OneNote para alunos e professores, mais 1 TB de armazenamento no OneDrive e outros recursos. Não é possível instalar o pacote Office no computador, no entanto.
A Microsoft avisa que não há um prazo fixo para usar o Office 365 Education - é enquanto você estiver "em uma das escolas aceitas", e "sua qualificação pode ser verificada novamente a qualquer momento".
Microsoft Classroom
Dentro do Office 365 Education, está o Microsoft Classroom, para integrar professor e alunos em um só local. É possível criar tarefas para a classe, embutir cadernos do OneNote que todos podem acessar, e passar trabalhos que serão feitos em documentos do Office com colaboração em tempo real.
Além disso, é possível usar o Microsoft Forms para fazer provas e testes com os alunos; usar o Sway para criar trabalhos mais facilmente; e usar o plugin Office Mix para elaborar aulas interativas com o PowerPoint.
Em um evento da Microsoft em São Paulo, o professor de química Leandro Holanda demonstrou como ele vem aplicando essas ferramentas em um projeto-piloto que começou há cerca de seis meses.
Com o Microsoft Classroom, ele cria uma classe com os nomes dos alunos, e depois passa tarefas para eles.
Cada projeto tem data e horário para entrega, e é possível anexar arquivos - como um caderno do OneNote com material extra. Esses cadernos podem ser somente leitura, ou liberados para edição (no caso de um brainstorming com os alunos, por exemplo).
O professor também pode aplicar provas, como o questionário abaixo sobre fotossíntese. Vale lembrar que isso funciona em qualquer navegador web, seja no PC ou no celular.
Para usar o Microsoft Classroom, você precisa ter uma conta do Office 365 Education associada ao seu e-mail acadêmico. Eu não consegui fazer login mesmo tendo uma conta Education - a página diz que o Classroom "ainda não está disponível" - mas imagino que ele deve ser disponibilizado a mais contas no Brasil em breve.
Essa iniciativa tem como objetivo integrar mais pessoas ao ecossistema da Microsoft, o que pode render dinheiro para a empresa. Alunos e professores individuais podem usar o pacote Office Online no navegador, mas se quiserem o Word/Excel/PowerPoint tradicionais instalados no computador, a escolas precisa assinar o Office 365 Education E5 - que custa R$ 26,20 por aluno/mês.
Minecraft para escolas
E temos também o Minecraft: Education Edition. A diferença em relação ao jogo tradicional está em recursos adicionais para escolas: esta versão permite que professores criem e apliquem projetos para seus alunos.
É possível ter até 30 alunos no mesmo mundo virtual de Minecraft sem a necessidade de um servidor à parte. Os estudantes também podem trabalhar em grupos ao entrarem no mundo dos colegas.
A Microsoft tem diversas lições sugeridas, incluindo "fatores e múltiplos", "área e perímetro", "perda de biodiversidade", "desmatamento", "planejamento de cidades", entre muitas outras.
Eu resolvi experimentar o projeto "área e perímetro", que requer o Geometry World (há uma seleção de mundos para projetos educativos neste link).
Uma das tarefas nessa lição pede que o usuário construa duas figuras adjacentes usando blocos diferentes, e então calcule a área e o perímetro de cada uma, e a área e o perímetro da figura inteira. A ideia é que o aluno (criança de 9 a 12 anos) perceba com mais clareza que a área total é a soma das áreas das figuras; mas o mesmo não vale para o perímetro.
Minecraft: Education Edition funciona no Windows 10 e OS X El Capitan ou superior, e requer uma conta do Office 365 Education para fazer login; ou seja, é preciso ser professor ou aluno e ter um e-mail acadêmico elegível. Ele também será disponibilizado para escolas, bibliotecas e museus.
O jogo será pago nos EUA, custando US$ 5 por usuário por ano. O valor começa a ser cobrado a partir de 1º de novembro, quando o número de acessos gratuitos será restrito (25 para professores, e 10 para alunos).
No Brasil, a Microsoft diz que "não temos previsão de quando Minecraft: Education Edition se tornará pago e quanto custará".
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