Em média, cada CNPJ negativado no cenário nacional possuía 7 contas atrasadas.

MS é o segundo estado com menos empresas no vermelho no Centro-Oeste
/ Foto: Reprodução

Indicador de Inadimplência das Empresas do Serasa Experian mostra que Mato Grosso do Sul é o segundo estado da região Centro-Oeste com menos empresas no vermelho, em novembro de 2024, conforme divulgado nesta sexta-feira (3).

Segundo a datatech, MS tem 56.579 empresas inadimplentes, o que daria 28% em proporção. O Estado perde apenas para Goiás, que tem proporção de 24,8% (207.558 companhias no vermelho). O Distrito Federal lidera o ranking na região com 40,4% de proporção entre empreendimentos com dívidas (152.125).

No cenário nacional, em novembro, 7,0 milhões de negócios estavam com contas negativadas no país, representando 31,9% do total de companhias existentes, conforme o indicador. O levantamento também registrou o volume de 50,4 milhões de dívidas no mês, que equivalem a soma de R$ 153,4 bilhões.

Em média, cada CNPJ negativado possuía 7 contas atrasadas. Ainda conforme o indicador, a maioria dos atrasos foram registrados no setor de “Serviços” (55,1%) seguido por “Comércio” (35,6%). Em relação ao setor das dívidas, a categoria de “Serviços” também representou a maioria delas (31,1%) seguida por “Bancos e Cartões” (21,4%).

Em novembro, a análise das Unidades Federativas revelou que Alagoas registrou a maior taxa de inadimplência das empresas do país, com 41,7% das companhias do estado com o CNPJ no vermelho.

O ranking continuou com Roraima (40,8%) e Distrito Federal (40,4%) destacando-se como as regiões com mais pendências financeiras entre os negócios. Mato Grosso do Sul aparece na 17ª posição, nacionalmente.