Após a informação de que a pesca do Dourado será liberada nos rios de Mato Grosso do Sul com o fim da piracema, no próximo dia 28, o deputado estadual Neno Razuk (PL) solicitou ao governador Eduardo Riedel e ao diretor-presidente do Imasul, André Borges de Barros, que sejam tomadas providências imediatas para a edição de um decreto que proíba a pesca da espécie nos rios do estado.

Neno Razuk quer novo decreto para manter a proibição da pesca do Dourado em MS
/ Foto: Reprodução

“Fiquei espantado com a liberação da pesca, porque o dourado apresentou uma recuperação muito grande, e achei absurdo e desfavorável ao meio ambiente, indo contra aquilo que estamos discutindo e propondo. Solicitei um novo decreto, proibindo a pesca do dourado. Não podemos deixar que haja retrocesso”, defendeu Neno durante sua fala na sessão da Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira (19).

O parlamentar refutou a ideia de que a falta de estudos seja uma justificativa plausível para liberar a pesca.

 
“Realmente não existem estudos, mas, considerando o princípio da precaução, temos que proteger o meio ambiente, mesmo sem eles. O STJ e o STF estão do nosso lado, e quem deve apresentar estudos é quem quer depredar, não quem deseja proteger. Espero que o governador prorrogue o novo decreto. Não podemos regredir. Mato Grosso do Sul é um exemplo em questões ambientais e não pode ficar para trás. Não podemos permitir isso”, finalizou.

Para o deputado, a proibição da pesca é uma medida necessária e urgente para manter a preservação da espécie, que está ameaçada de extinção.