Nova placa do Mercosul para automóveis já é utilizada no Uruguai; Brasil estreia em 2016
/ Foto: Tio Heberch

A nova placa de identificação para veículos vendidos no Mercosul começa a ser usada no Uruguai. A novidade foi regulamentada em outubro do ano passado e será usada com o mesmo padrão na Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai e Venezuela. Por aqui, apenas os carros novos, registrados a partir 1º de janeiro de 2016 terão que passar a usá-las.

Nos modelos usados, será opcional (em caso de perda ou roubo). A foto de uma picape Toyota Hilux com uma das primeiras placas do Mercosul foi feita pelo paparazzo Tio Hebech.

Haverá algumas diferenças nas placas entre os cinco países.  No Uruguai, por exemplo, são três letras seguidas de quatro números. No Paraguai, ao contrário: três números e quatro letras. Na Argentina, Brasil e Venezuela: duas letras, três números e mais duas letras. Isso por causa do tamanho da indústria automotiva em cada um dos países.

A estreia no Uruguai veio acompanhada por uma certa polêmica. As primeiras unidades que saíram às ruas não parecem seguir uma ordem. Além disso, perdeu-se a possibilidade de saber de que cidade cada carro veio. Isso foi substituído por uma identificação por letra. O "S", por exemplo, corresponde à Montevideo.

A combinação de cores não será igual para todos os tipos de veículo. Os carros particulares terão letras pretas. Os de uso comercial, vermelhas; os oficiais, azuis; os diplomáticos, douradas; os de teste; verdes, e os de coleção, prateadas.