Um terremoto de magnitude 5,1 atingiu o município de Tarauacá, na madrugada desta sexta-feira (27). O epicentro do tremor ocorrido à 0h52 (3h52 em Brasília) foi situado 136 km ao sudoeste de Tarauacá a 627 km de profundidade. A cidade acreana fica a 400 quilômetros de Rio Branco.
O abalo foi registrado pelo Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), Universidade de São Paulo (USP) e pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília. Ainda não há informações sobre danos ou vítimas.
Chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, o professor George Sand afirmou que o terremoto registrado na manhã desta sexta é uma “consequência” dos tremores de magnitude 7.4 e 7.1 registrados na terça. No total, segundo ele, a instituição registrou 18 abalos sísmicos – a maioria de menor intensidade – no período.
“Esses tremores menores decorrem do primeiro. O tremor tem característica exponencial, ele libera a energia e prossegue pelos próximos dias. Com o tempo diminui. Não dá para estimar por quanto tempo este ainda vai durar.”
Outros tremores
Um outro terremoto de magnitude 6,7 atingiu o municipio de Tarauacá, no Acre, na madrugada da quinta-feira (26). O tremor foi registrado à 0h45 (3h45 em Brasília), a uma profundidade de 604 km.
Na terça (24), moradores de ao menos seis cidades do Acre - Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Sena Madureira, Xapuri e Santa Rosa do Purus - sentiram um tremor de terra. O sismo também foi sentido em Rondônia e Manaus.
Segundo informou o USGS, o tremor de magnitude 7,6 aconteceu às 20h45 (hora de Brasília) na região fronteiriça entre Peru e Brasil - com epicentro no Peru. Ainda segundo o USGS, o tremor teve profundidade de 602 km.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!