Emergências em Saúde Pública por meio da Gerência dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalares.

Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do HU-UFGD é destaque do 1º semestre em MS NVEH do hospital da Rede Ebserh conquistou prêmio promovido pela Coordenação de
/ Foto: HU-UFGD/Ebserh

O Núcleo de Vigilância Epidemiológico Hospitalar (NVEH) do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), da Rede Ebserh, conquistou um importante reconhecimento ao ser premiado como o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia destaque do primeiro semestre de 2024 em Mato Grosso do Sul. A premiação, promovida pela Coordenação de Emergências em Saúde Pública por meio da Gerência dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalares, visa valorizar e incentivar as equipes na vigilância epidemiológica hospitalar, destacando o empenho e a eficiência dos trabalhos realizados.


Para receber a premiação, o NVEH do HU-UFGD foi avaliado por critérios rigorosos como: aperfeiçoamento, oportunidade, completude das fichas e sensibilidade. Estes parâmetros são fundamentais para assegurar que os Núcleos Hospitalares de Epidemiologia estejam operando com alta qualidade e eficácia na detecção e manejo de doenças.

Reconhecimento


O prêmio é uma forma de reconhecimento com grande significado para os profissionais envolvidos. "O prêmio, embora simbólico, representa o reconhecimento pelo trabalho da equipe. Demonstra que o caminho na qual o trabalho vem sendo conduzido é o correto. Que a equipe é qualificada para isso", afirmou o chefe do Setor de Gestão da Qualidade e membro do NVEH do HU-UFGD, Fuad Fayez Mahmoud.

A médica infectologista Andyane Freitas Tetila do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) e integrante do NVEH do HU-UFGD, destacou a importância da premiação para a reestruturação da rede de vigilância hospitalar em Mato Grosso do Sul. "Uma premiação que reforça a importância da reestruturação da rede de vigilância hospitalar dentre os hospitais de MS, com equipes de NVEH estruturadas e exclusivas, gerando bons resultados na condução das informações para respostas oportunas da gestão de dados em vigilância em saúde”, afirmou a médica.

Já enfermeira do SCIRAS, Kamila Onose Araujo Cunha, integrante do NVEH, ressaltou que o prêmio serve como uma importante motivação para a equipe. "O prêmio representa reconhecimento profissional para uma equipe dedicada ao trabalho que exerce. Isso nos motiva a enfrentar os desafios e buscar sempre o melhor para a instituição e para a comunidade como um todo, sabendo que estamos contribuindo para o fortalecimento das estratégias de prevenção e controle de doenças de importância epidemiológica e também gerando dados para pesquisas atuais e futuras no âmbito da saúde pública", ressaltou.

A técnica de enfermagem Rosângela Fernandes, também do SCIRAS/NVEH do HU-UFGD, comentou sobre o impacto do reconhecimento. "Esse certificado representa reconhecimento e motivação. Além disso, se estende para os setores que colaboram fazendo notificações das doenças e agravos e nos encaminhando.”

A chefe da Unidade de Vigilância em Saúde e coordenadora do NVEH do HU-UFGD, Silvane Cavalheiro da Silva, enfatizou a importância do trabalho sistemático e dedicado da equipe. "O prêmio reconhece o trabalho sistemático e dedicado da equipe da UVS, que diariamente se empenha na melhoria da detecção, manejo e condução de doenças epidemiologicamente importantes. Além de contribuir para a construção de dados e perfis epidemiológicos, nossos esforços também são fundamentais para a prevenção dessas doenças, tão importantes para a saúde pública."

Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.