O clássico bolo Nega Maluca: sucesso sem idade

Algumas coisas são tão clássicas que, quase sem perceber, a gente começa a repetir padrões, talvez pensando que “sempre foi assim”, então, por que não continuar. Eu costumo ser bastante regrada com a alimentação da minha filha de 2 anos e meio. Ela, em geral, tem refeições equilibradas com boa quantidade de legumes, verduras e frutas. Bom consumo de grãos e carnes. Nada de frituras, açúcares ou  comida processada. Nunca provou refrigerante ou suco de caixinha. Não gosta de doces. Mas adora chocolate amargo (veja só!) e sorvetes, que ela pode comer no final de semana, em pouca quantidade.

Mas, assim como a mãe, ela adora bolos caseiros. E, mais do que comer, ela adora fazer.

Semana passada, ela começou na escolinha. E, na primeira reunião, a professora comentou que uma vez por quinzena receberemos um pedido para preparar um prato (bolo, torta ou mesmo um suco), que deverá ser levado inteiro para as crianças compartilharem, num piquenique na área externa. A ideia é que elas aprendam a compartilhar, num momento prazeroso. Lembrei que eu também fazia isso na escola. E, na minha vez, meus amigos já ficavam esperando o bolo de chocolate da minha mãe, fofíssimo, mesmo sem cobertura ou calda, fazia um sucesso danado.

Não consegui esperar a nossa vez de levar o Bolo Nega Maluca para a escolinha. Ficamos tão animadas com a ideia, que fomos juntas para a cozinha preparar um para o final de semana. Difícil foi esperar esfriar para comer. Eu até tentei segurar, mas teve uma mãozinha que insistiu em fazer alguns furinhos na laterais para testar se estava mesmo bom, até antes de cortar:

 

Bolo Nega Maluca

Ingredientes
6 ovos orgânicos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar demerara
1 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de chocolate em pó meio amargo ou cacau em pó
1 xícara (chá) de água morna
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de fazer
Em uma batedeira, coloque os ovos e o óleo e misture. Acrescente o chocolate em pó peneirado, suavemente, para não fazer sujeira. Na sequência, coloque o açúcar. Depois, deixe a batedeira na velocidade mínima e vá acrescentando, aos poucos e alternadamente, a farinha (peneirada) e a água morna. Por fim, coloque o fermento. Deixe misturar bem na batedeira. Passe tudo para uma forma de bolo untada e leve ao forno a 180 graus Celsius por cerca de 25 minutos.