O que você prefere: salgadinho ou brócolis? O mais importante é que nem sempre o mais gostoso é o que faz bem pra saúde.
As verduras, frutas e legumes não costumam ser os favoritos das crianças, mas são as vitaminas e os minerais presentes nesses alimentos que diminuem os riscos de contrair doenças e ajudam o desenvolvimento do corpo.
Os nutrientes desses alimentos servem para formar os ossos, os dentes, fazer os músculos crescerem e os órgãos funcionarem bem.
E as crianças precisam de muita energia para poder brincar, correr, pular e ainda ter o cérebro bem ativo pra estudar.
Tudo isso depende do que a gente come! Além de comer alimentos ricos em nutrientes, é preciso saber balancear a dieta. Por isso, é importante saber o que não pode faltar nas refeições:
Alimentos energéticos:
Carboidratos - São a principal fonte de energia. Devem estar presentes em várias refeições. São os cereais, pães, arroz, macarrão, batata, mandioquinha.
Gorduras – Também fornecem energia, mas não devem ser consumidas em grande quantidade porque causam obesidade: margarina, manteiga, óleos, açúcar, chocolate.
Alimentos reguladores:
Vegetais – São ricos em fibras, vitaminas e minerais. São importantes para prevenir doenças e garantir o crescimento do corpo. Exemplos: alface, cenoura, pepino, brócolis.
Frutas – Também são fontes de fibras vitaminas e minerais. Exemplos de frutas: maça, laranja, uva, morango, melancia.
Alimentos construtores:
Laticínios – São ricos em cálcio, que forma os dentes e ossos: leite, queijo e iogurte. Carnes, ovos e feijões - Fontes de proteína. As proteínas ajudam no crescimento do nosso corpo. Devem ser consumidas nas refeições principais, como almoço e jantar.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!