
Um homem internado em um setor isolado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Peruíbe, no litoral de São Paulo, foi flagrado fugindo do hospital com um frasco de soro pendurado no corpo. De acordo com informações da Prefeitura de Peruíbe, o paciente foi internado com suspeita de tuberculose.
A imagem foi publicada em um grupo de moradores da cidade em uma rede social e gerou grande polêmica. Além do frasco de soro, que deve ser esterilizado e não ter contato com locais contaminados, o rapaz também utilizava uma máscara cirúrgica no rosto, o que levantou as suspeitas, posteriormente confirmadas pela Prefeitura, de que ele estaria com uma doença contagiosa.
Segundo o pneumologista Rui Coelho, a fuga do paciente poderia contaminar outras pessoas que estivessem na rua e entrassem em contato com ele. "Existe o risco de contaminação. Se ele já estiver se tratando há 30 dias, o que não parece ser o caso, não existiria problemas. A máscara que ele usava funciona como um bloqueador, mas não evita, em geral, a proliferação do problema", disse.
O G1 entrou em contato com a prefeitura de Peruíbe, responsável pela UPA, e confirmou que o paciente em questão está recebendo tratamento na unidade por conta de suspeita de tuberculose desde o início da semana. A direção esclarece que solicitou estado de repouso absoluto ao rapaz, em local isolado dos demais pacientes, porém, ele não obedece às normas.
Segundo a prefeitura, os guardas municipais e enfermeiros que atuam na UPA não possuem poder para prendê-lo ou impedir que ele saia do local. O paciente não está acompanhado e, por este motivo, a direção tentou contato por telefone com um número da família deixado por ele, mas não obteve retorno. Algum tempo depois, o paciente retornou para o hospital.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!