Pai é preso por morte de menina durante incêndio
A casa incendiada, no bairro Cosmorama. / Foto: Marina Navarro Lins

Milene Oliveira conseguiu sair mais cedo do trabalho, na tarde de terça-feira, e voltava para casa com uma sacola repleta de biscoitos e iogurte para as filhas, Ana Julia Oliveira Ricardo, de 2 anos, e Isabele Victoria Alves de Oliveira, de 4. Ao chegar ao apartamento, na Travessa Dunga, no bairro Cosmorama, em Mesquita, na Baixada Fluminense, recebeu a pior notícia de sua vida: as duas meninas morreram num incêndio ao serem deixadas trancadas em casa pelo pai da menina mais nova, Antônio Carlos de Souza Ricardo.

Levado para a 53ª DP (Mesquita), ele foi preso e autuado por abandono de incapaz. Se for condenado, Antônio Carlos pode pegar entre quatro e 12 anos de prisão, de acordo com o Código Penal.

Muito abalada, Milene não quis dar entrevista. Os vizinhos contam que, ao saber da notícia, a mãe entrou em desespero e tentou se jogar na frente de um ônibus, mas foi impedida a tempo.

Os brinquedos das meninas sob uma caixa no quarto onde elas estavam na hora do incêndio Os brinquedos das meninas sob uma caixa no quarto onde elas estavam na hora do incêndio

Segundo os vizinhos, Antônio não trabalhava. Milene era responsável por sustentar a casa como empregada doméstica.

— Ele saiu para fumar e deixou as duas meninas sozinhas. Quando vimos as chamas saindo pela janela, corremos e conseguimos apagar tudo antes mesmo do Corpo de Bombeiros chegar. No quarto, o ventilador estava no chão perto dos corpos. Pode ser que ele tenha provocado o incêndio. As duas meninas estavam abraçadas — contou o motorista de ônibus Marcelo Ferreira, de 43 anos e morador do bairro.

Os corpos das crianças foram levados para o Instituto Médico-Legal de Nova Iguaçu. De acordo com informações da 53ª DP (Mesquita), foi feita uma perícia no imóvel e as testemunhas do caso estão sendo ouvidas.

A assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros informou que o Destacamento do 4º GBM, em Nilópolis, atendeu o chamado com oito profissionais. Ainda segundo a corporação, não houve tempo para levar as crianças para o hospital e elas morreram no local.