Pesquisa registrada no TRE-MS dá esmagadora vantagem para o atual prefeito Marcos Calderan.

Pesquisa mostra prefeito de Maracaju com 81% de intenções de voto
Pesquisa registrada no TRE-MS dá esmagadora vantagem para o atual prefeito Marcos Calderan. / Foto: Assessoria de Imprensa/Agencia MV

Se as eleições municipais fossem hoje, o prefeito Marcos Calderan seria reeleito em Maracaju com 81% das intenções de voto. Isso é o que informa a primeira pesquisa registrada das eleições municipais de 2024, divulgada essa semana pelo Instituto Ranking, encomendada pelo site Diário MS News.

Marcos Calderan lidera em rodos os cenários: tem 42,4% na espontânea contra 1,2% de Luciano Franca e sobe a 81% na estimulada, contra 8% do eventual adversário.

França lidera na rejeição: tem 15% que não votam nele de jeito nenhum contra apenas 5% de Calderan.

O principal motivo da elevada intenção de voto do prefeito é, com certeza, o alto índice de aprovação da sua gestão que é considerada ótima e boa por 85% dos entrevistados. A aprovação total vai a 91% e apenas 5% consideram o trabalho ruim ou péssimo.

Contribui para esse resultado a parceria com o governador Eduardo Riedel que tem elevado índice de aprovação no município. A pesquisa mostra que a gestão estadual no seu segundo ano já tem o aval de 70% dos maracajuenses que a vêem como ótima/boa. Outros 15% consideram regular e apenas 6% reprovam o desempenho de Riedel no município.

O mesmo não acontece com o presidente Lula que tem avaliação diferente. A gestão do presidente é ótima/boa para 30% dos entrevistados, é regular para 21% e é considerada ruim/péssima por 40% dos entrevistados. 

A pesquisa ouviu 500 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 1 e 4 de julho, em Maracaju. A margem de erro é de 4,3% e um intervalo de confiança de 95%. Está registrada sob nº MS-03921/2024.