Posto de gasolina chegou a ficar sem combustível para viaturas por conta do esquema criminoso.

PF cumpre 10 mandados em operação que investiga compra de votos em nome do Naviraiense
/ Foto: Reprodução

A Polícia Federal cumpriu 10 mandados de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira (11), em desdobramento da Operação Integridade, em Naviraí. Os mandados foram expedidos pela Justiça Eleitoral no âmbito de investigações que apuram compra de votos nas eleições municipais de 2024 em troca de combustível.

A operação é desdobramento das investigações iniciadas no dia anterior às eleições e deflagrada na semana seguinte, que demonstrou indícios da existência de um esquema de compra de votos por meio de abastecimentos de combustível em nome do Clube Esportivo Naviraiense.

A suposta compra de votos que teria sido praticada pelo candidato a vereador eleito em Naviraí, Brendo Caíque Barbosa dos Santos (PSDB). Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, na época, os agentes estiveram em endereços ligados ao candidato.

Um deles é a sede do clube Naviraiense, cujo presidente é seu pai, o ex-vereador Cícero dos Santos, o Cicinho. Um restaurante de propriedade de Cicinho também foi alvo dos agentes.

Consta na denúncia que em posto na cidade estaria ocorrendo “compra de votos por meio de abastecimento de veículos” no dia da eleição, dia 6 de outubro. Os abastecimentos estariam sendo registrados em nome do clube de futebol e em nome de Cicinho.

Agora, a PF deflagrou a Operação Integridade II, pois com o avanço das investigações, os policiais identificaram outros intermediadores do esquema criminoso, que envolvia não apenas o fornecimento de combustíveis – que representou um aumento de mais de 1.000% em relação à média de gastos normais do clube de futebol.

A Justiça ainda apura a atuação na logística do transporte de eleitores no dia das eleições, o fornecimento de falsos atestados médicos e benefícios em dinheiro para eleitores e intermediadores.

Integridade
Agentes da PF constataram a movimentação de veículos além do normal em posto de gasolina e que chegou a faltar combustível até mesmo para viaturas por conta do grande volume de abastecimentos ocorridos no local. Além disso, várias pessoas no local confirmaram as denúncias à PF.

Brendo foi eleito com a 4ª maior votação entre os vereadores no município, com 797 votos. A PF afirmou, em nota oficial, que os investigados teriam tentado obstruir as investigações.