Avião era experimental e duas pessoas morreram com a queda.

Piloto estaria verificando condições de navegabilidade de aeronave que caiu e explodiu em MS
Avião era experimental e duas pessoas morreram com a queda. / Foto: MS Todo Dia

O piloto Carlos Antônio Gomes Ortiz, de 31 anos, que estava na aeronave experimental Paradise prefixo PU ICL, estaria verificando as condições de navegabilidade, segundo a delegada do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), Ana Cláudia Medina.

De acordo com a delegada, ainda é cedo para apontar as causas da queda. “Estamos levantando tudo e analisando. Precisamos analisar todo o contexto e também executar  outras diligências', disse Medina. Morreram no acidente, o piloto paraguaio Carlos Antônio Gomes Ortiz, de 31 anos, e o funcionário de uma fazenda, Elison de Jesus Martines, de 40 anos.

A queda do avião experimental aconteceu em Costa Rica, a 384 quilômetros de Campo Grande, no sábado (31). o avião voou cerca de 40 minutos na área e acabou caindo. As equipes esperavam as peças do avião esfriarem para começarem os trabalhos de perícia.

Conforme relatos, antes da tragédia, o piloto havia tentado pousar o avião, no entanto, acabou arremetendo. Minutos depois da manobra, testemunhas afirmam que o condutor perdeu o comando e acabou caindo. 

Imagens feitas de momentos após a queda mostram a aeronave em chamas, em meio ao pasto de uma propriedade rural às margens da MS-153. A fumaça que saiu do local pode ser vista a quilômetros de distância. 

O que é uma aeronave experimental
Aeronave experimental é um termo que se refere a aeronaves que não estão certificadas para uso regular, seja civil ou militar. Elas são utilizadas para pesquisas sobre comportamento de voo e para experimentação de novas tecnologias aeroespaciais. 

Algumas características das aeronaves experimentais são: Não passam por processos de homologação detalhados pelo Estado.

Podem ser construídas a partir de projetos próprios, kits pré-fabricados ou plantas de engenheiros aeronáuticos. Podem ser compradas em kits e montadas pelos proprietários.

São aprovadas para operações VFR diurnas, mas é possível solicitar e aprovar outros tipos de operação, mediante aprovação da ANAC.

A aviação experimental é um ramo do aerodesporto que abrange aeronaves que não passaram por processos de homologação detalhados pelo Estado.