Plantas, cores, pisos e tecidos leves ajudam a refrescar a casa no verão
Evite veludos e tapetes felpudos na estação mais quente do ano. / Foto: Divulgação/Isabella Estrela

Antes que chegue a conta de luz deste mês e você tome um susto, saiba que há outras formas de enfrentar o calor e refrescar a casa, sem ter que deixar ligados o dia inteiro aparelhos de ar-condicionado e ventiladores. Assistir TV no sofá da sala pode se tornar menos sacrificante se substituir alguns objetos, por exemplo. Evitar peles, veludos, camurças e suedes na decoração são algumas das alternativas, segundo a arquiteta, urbanista e designer de interiores Isabella Estrela.

Objetos que usem lâmpadas do tipo halógena (mais brilhante que a incandescentes e de maior vida útil) e fontes de calor, como abajur com lâmpada halógena, pendentes em mesa de jantar e até mesmo spots com lâmpadas dicroicas (que refletem a parte visível da radiação e absorvem a parte infravermelha, reduzindo o calor e geralmente ficam embutidas) podem ser substituídos por lâmpadas de LED, mais adequadas nesta época. Cortinas que bloqueiem a entrada de luz durante o dia, tapetes e lençóis em tons claros e tecidos leves, sintéticos e naturais também costumam ser mais frescos. As persianas de tecido não absorvem e emitem tanto calor quanto as de material plástico. Por isso, devem ser preferidas por quem deseja refrescar o ambiente, orienta Isabella.

Para o ar circular melhor em casa, mantenha janelas e portas sempre abertas, exceto as que ficam expostas ao sol. Use e abuse das plantas naturais, perto das janelas. Substitua roupas de cama, toalhas, tapetes e capas de almofadas por tons mais frescos como branco, azul e verde. Mas não precisa jogar nada fora. Se tiver um sofá em suede, pode usar uma capa em tecido sintético ou tom mais fresco.

Em relação às tonalidades, cores frias, como o azul e o cinza, podem ser utilizadas para modificar a percepção da temperatura. Se estiver pensando em mudar a cor das paredes, escolha cores claras. O branco, segundo a especialista, é ideal, porque não absorve tanto o calor.

A vantagem de trocar alguns objetos é que quase todos poderão ser usados em outras estações, como os de tecidos leves, sintéticos e de fibras naturais. Roupas de cama grossas e tapetes podem ficar em segundo plano.