Foram plantados . aproximadamente 4,5 milhões de hectares. Colheita está prevista para começar na penúltima semana de janeiro.
Após a semeadura de aproximadamente 4,5 milhões de hectares, os produtores de Mato Grosso do Sul finalizaram o plantio da safra de soja. A Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja do Estado) informou que os números finais sobre a área plantada serão divulgados ao término da safra.
Nas regiões oeste, sudoeste, norte, nordeste e sudeste, as lavouras apresentam, em sua maioria, boas condições, variando de 90,3% a 98,2%. As condições regulares estão entre 0,9% e 5,6%, enquanto as ruins chegam a até 4,0%. Já nas regiões centro, sul e sul-fronteira, as condições estão abaixo do padrão das demais, com até 6,7% das lavouras em estado ruim, 6,0% a 18,5% em condições regulares, e entre 77,2% e 88,9% em boas condições.
“Finalizamos o plantio com 90% das lavouras em boas condições, 7% regulares e 2,6% ruins. Na mesma época da safra 2023/2024, esses índices eram de 89,3%, 10% e 0,7%, respectivamente”, destaca Gabriel Balta, coordenador técnico da Aprosoja/MS.
De acordo com Balta, o período reprodutivo da soja começou em 8 de novembro, mas o estágio mais crítico, o enchimento de grãos, ocorre entre 13 de dezembro e 28 de março. “Nesse período, chuvas leves a moderadas são fundamentais, assim como a rigorosa observância do calendário de aplicação para controle de pragas e doenças”, ressalta.
A previsão meteorológica para dezembro, janeiro e fevereiro aponta acumulados de chuva entre 500 e 800 mm, próximos à média histórica. Isso indica boas chances de um regime de chuvas adequado durante o enchimento de grãos, o que pode contribuir para elevar a produtividade da safra no estado.
A colheita da safra 2024/2025 está prevista para começar na penúltima semana de janeiro, com maior concentração entre 14 de fevereiro e 21 de março, período em que 86% das lavouras deverão ser colhidas. Os trabalhos devem se estender até 18 de abril.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!