A Polícia Militar divulgou que no ano letivo de 2024, 300 cigarros eletrônicos foram apreendidos com adolescentes dentro das 78 escolas estaduais de Campo Grande. As ações aconteceram dentro do programa Ronda Escolar.

PM apreende 300 cigarros eletrônicos com alunos na capital e dezenas de "armas"
/ Foto: Reprodução

As equipes apreenderam ainda 50 objetos cortantes, como facas, estiletes e tesouras. 

Entre as ocorrências registradas pela corporação estão o porte de drogas (10), ameaça (2), porte de drogas (2), desacato (6), vias de fato (5), furto (4), lesão corporal dolosa (3) e importunação sexual (1), direção perigosa (2).

De acordo com a tenente-coronel da PM, Letícia Raquel Lopes Ramos, comandante da Ronda Escolar, a presença constante das equipes foi determinante para que, em 2024, não houvesse nenhuma ocorrência de ameaças de ataques ou massacres nas escolas estaduais, em contraste com o cenário de insegurança vivenciado em 2023.

"A Ronda Escolar reafirma seu compromisso com a prevenção e com a segurança de nossas escolas. O resultado desse trabalho é visível na tranquilidade que hoje caracteriza o ambiente escolar", destacou a comandante.

O órgão destaca que como forma de prevenção, o programa promoveu mais de 9 mil rondas e 840 palestras, abordando temas como civismo, prevenção à violência e cidadania. Essas atividades educativas foram fundamentais para conscientizar os alunos sobre os riscos associados ao uso de cigarros eletrônicos e o porte de objetos perigosos, além de fomentar a cultura de paz no ambiente escolar.