Três pescadores são pecuaristas, de 26, 37 e 47 anos, residentes em Maracaju.
Policiais Militares Ambientais de Porto Murtinho realizam patrulhamento fluvial no rio Apa na operação Ictiofauna e ontem (9) à tarde autuaram seis pescadores por pesca predatória ao pescar em local proibido pela legislação.
Três pescadores são pecuaristas, de 26, 37 e 47 anos, residentes em Maracaju, um aposentado (65) e um operador de caixa, residentes em Bela Vista e um pescador profissional, residente em Porto Murtinho, foram abordados quando pescavam na Corredeira do Apa (local proibido para a pesca), devidamente sinalizada a proibição, no município de Porto Murtinho, a 105 km da cidade.
Com eles foram apreendidas oito varas com molinetes e caixa de pesca com anzóis. As normas proíbem e consideram crime, a pesca a 200 metros a montante e a jusante das cachoeiras e corredeiras, pois é alta a vulnerabilidade dos cardumes nesses locais dos rios, principalmente com as condições de seca em que estão os rios. Os pescadores foram autuados administrativamente e foram multados em R$ 700,00 cada um. Eles iniciavam a pescaria e ainda não tinham capturado nenhum pescado, porém, responderão por crime ambiental, com pena prevista de um a três anos de detenção.
Petrechos ilegais retirados do rio
Ainda durante o patrulhamento foram retiradas duas cordas de espinheis, medindo 60 metros com 20 anzóis cada uma e 13 anzóis de galho, que estavam armados no leito do rio. Os infratores que armaram os petrechos ilegais não foram localizados.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!