Instituição divulgou os resultados de 2024 nesta quarta-feira.

Polícia Militar Rural prendeu bandidos e recuperou R$ 29 milhões em produtos agrícolas
/ Foto: Reprodução

O Batalhão de Polícia Militar Rural (BPMRu) da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) apresentou, nesta quarta-feira (5), os resultados das suas operações realizadas ao longo de 2024.

As ações, que mesclaram medidas preventivas e repressivas, tiveram um impacto direto na redução da criminalidade nas áreas rurais do Estado, reforçando a segurança no campo e estreitando os laços com a comunidade.

Entre as ações preventivas, o BPMRu realizou 1.119 abordagens a pessoas e 658 a veículos, ampliando a segurança nas zonas rurais. Além disso, foram promovidas 12.615 visitas comunitárias, essenciais para estreitar o relacionamento da PMMS com a população local.

 
O Batalhão também executou 2.711 visitas técnicas e 86 solidárias, garantindo apoio a diversas comunidades.

No campo repressivo, as ações resultaram em apreensões significativas. Foram retirados de circulação 12.720 quilos de drogas e 1.804 quilos de defensivos agrícolas contrabandeados. Em combate ao abigeato, o BPMRu apreendeu 56 veículos, sendo cinco deles diretamente relacionados a crimes envolvendo roubo de animais.

O trabalho também incluiu a recuperação de 156 animais, como 33 bovinos e 123 equinos, que foram devolvidos aos seus proprietários nos municípios de Bela Vista, Camapuã e Ponta Porã.

Em termos de segurança pública, 29 armas de fogo foram apreendidas, com 28% delas envolvidas em crimes de abigeato. O esforço contra o roubo e furto de animais também levou à detenção de 122 pessoas e à realização de dez flagrantes por esses crimes.

Além disso, mais de 29 milhões de reais em produtos ilegais foram apreendidos, fortalecendo a luta contra o crime no estado.

A atuação do BPMRu também se destacou na prevenção de invasões de terras, com 14 tentativas frustradas ao longo de 2024. Esse trabalho, em conjunto com o programa Campo Mais Seguro, lançado em 2022, contribuiu para uma queda significativa nos índices de criminalidade.

Comparando 2024 a 2021, antes da implantação do programa, a redução foi expressiva: 50,7% no abigeato, 45,1% nos roubos, 31,5% nos furtos e 28,2% nos homicídios dolosos.