Ele ficou inelegível e disputou a eleição graças a uma liminar do TJMS
O prefeito eleito de Bandeirantes, Álvaro Nackle Urt (PSDB), teve derrota no Tribunal Superior Eleitoral e o registro de candidatura dele foi cassado. Sendo assim, os votos foram anulados e ele não assumirá a prefeitura em 2025.
O detalhe é que Álvaro sofreu impeachment em 2020 e ficou inelegível. Ele foi alvo da Operação Sucata, que apontou indícios de improbidade administrativa. Porém, nessas eleições, o ex-prefeito recorreu à Justiça Comum – neste caso o Tribunal de Justiça de MS – e conquistou decisão liminar – de forma monocrática – e conseguiu participar das eleições 2024.
O Ministério Público Eleitoral junto da ''Coligação Vamos Fazer Muito Mais'', apresentaram um Recurso Especial Eleitoral ao TSE. O ministro relator do caso foi André Mendonça, também membro do STF.
Mendonça explicou que é o TSE o órgão julgador responsável pela análise da inelegibilidade e o caso de Urt incide nesse contexto. A inelegibilidade do prefeito, que dura oito anos, foi mantida. Sendo assim, como foi cassado em 2020, a proibição de ocupar cargos públicos alcança as eleições de 2024, que ele foi vitorioso nas urnas.
O espaço está aberto para manifestação do político.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!