Houve remoção de árvores para retomada do tráfego e limpeza de bueiros

Prefeitura avalia que agiu rápido com foco em emergências pela chuva em Campo Grande

Prefeitura de Campo Grande divulgou que agiu rápido após o temporal que atingiu a cidade no final da tarde desta quarta-feira (9). Todo o aparato público foi colocado nas ruas para atender as demandas causadas pelo fenômeno. 

Foi citado que a força-tarefa incluiu a Secretaria de Infraestrutura, Defesa Civil Municipal, Agetran e Guarda Civil Metropolitana. Em um primeiro momento o foco foi atender situações de emergência. O trabalho foi fruto de planejamento estratégico e sintonia entre os servidores. 

Segundo a divulgação, assim que a chuva chegou com ventos fortes e granizo em algumas regiões, equipes foram às ruas para garantir a segurança da população, desobstruindo vias com árvores caídas.

 
O trabalho seguiu na madrugada e foi retomado na manhã desta quinta-feira (10).

Equipes

A Sisep, segue a divulgação, mobilizou mais de 100 trabalhadores, 25 caminhões trucados, 10 pás carregadeiras, 3 caminhões com carroceria, 1 caminhão munck, 55 trabalhadores, além das pessoas no apoio operacional. O grupo se empenhou em retirar árvores e galhos e retomar o tráfego nas vias.

Ainda conforme divulgado, um dos pontos atendidos foi a rotatória da Avenida Rachid Neder com a Ernesto Geisel, palco de alagamentos por causa dos resíduos trazidos pela enxurrada, principalmente galhos, pedras e terra.

Atendimentos 

Desde as primeiras horas do dia foram feitos pelo menos 20 atendimentos emergenciais, a maioria queda de árvores. Também foram atendidas ocorrências como limpeza nas ruas para evitar acidentes, reparos em semáforos e na iluminação pública e limpeza de bocas de lobo, como aconteceu na Avenida Mato Grosso com a Rua Espírito Santo. A enxurrada veio rápida, trazendo muita sujeira, prejudicando o sistema de captação de águas pluviais.

Orientação 

A Defesa Civil Municipal recomenda à população que, em caso de tempestade, as pessoas permaneçam em local seguro, evitando transitar em locais com alagamento, não fique perto de muros, árvores e redes de alta tensão. Em caso de emergência, as pessoas podem acionar a Defesa Civil 199 e ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.