Campo Grande já recebeu um pedaço da roupa do santo, que será canonizado no dia 27 de abril.

Enviados diretamente do Santuário do Despojamento, localizado em Assis, na Itália, dois fios de cabelos de Carlo Acutis chegarão ao Brasil neste sábado (15). A relíquia de primeiro grau sairá em peregrinação em Fortaleza, capital do Estado do Ceará. Conhecido por ter realizado dois milagres em Mato Grosso do Sul, o “Cyberapóstolo da Eucaristia” já teve um pedaço de sua roupa e fios de cabelos trazidos para Campo Grande.
Desta vez, o cabelo de Acutis vem para um momento histórico e espiritual para a juventude da Catedral Metropolitana de Fortaleza. Os jovens da Arquidiocese realizam uma programação especial para receber o artefato, a pouco mais de um mês da canonização do beato.
Aberto a todos, o evento acontece na Catedral e, após a cerimônia, os fios de cabelo serão carregados em peregrinação pelas nove regiões da Arquidiocese de Fortaleza, para fortalecer a devoção e a inspiração dos fiéis ao exemplo de vida de Carlo Acutis.
A relíquia foi enviada pelo Santuário na Itália onde se conservam os restos mortais do Beato Carlos e onde, 800 anos antes, São Francisco de Assis fez o seu gesto profético e decisivo de renúncia, despojando-se literalmente das suas vestes e, portanto, de todos os bens materiais, confiando-se totalmente à providência Divina.
Pedaço da roupa de Carlo Acutis em Campo Grande
O jovem italiano Carlo Acutis foi reconhecido pelo Vaticano como responsável por um milagre que aconteceu em uma igreja de Campo Grande, quando curou um menino de três anos que tinha uma doença rara no pâncreas.
O milagre aconteceu em uma missa realizada na Paróquia São Sebastião, na Capital. Em contato com a família de Carlo na Itália, o padre Marcelo Tenório conseguiu trazer relíquias dele para o Brasil, um pedaço do tecido de sua camisa e alguns fios de cabelo. Como Carlo Acutis morreu no dia 12 de outubro de 2006, o padre realizava missas com a relíquia do adolescente italiano nesta data todos os anos.
“Tínhamos uma relíquia, um pedaço da camisa dele [Carlo Acutis], então todo dia 12 de outubro eu dava uma bênção. O milagre aconteceu no ano de 2013. O menino tinha um problema grave no pâncreas, tudo que comia, vomitava. Ele estava definhando e muito aquém do peso, não tinha como fazer cirurgia”, relatou o padre.
Em maio de 2024, a Igreja Católica atribuiu ao “padroeiro da internet” outro milagre acontecido em Mato Grosso do Sul, na cidade de Costa Rica. Nesse caso, um avô levou o neto muito doente até capela Nossa Senhora Aparecida, onde havia um pedaço da roupa contendo o sangue de Carlo. O garoto teria sido curado ao tocar no tecido.
Carlo Acutis: um modelo de santidade para a juventude
Falecido em 2006 aos 15 anos, Carlo Acutis é conhecido como o “Cyberapóstolo da Eucaristia” por seu trabalho de evangelização através da internet. Sua dedicação à fé, sua simplicidade e seu amor pela tecnologia o tornaram um modelo de santidade para os jovens de todo o mundo. Sua canonização, marcada para o próximo dia 27 de abril, será um marco para a Igreja Católica, especialmente para as novas gerações.
Santuário do Despojamento: origem da relíquia
O Santuário do Despojamento, em Assis, na Itália, é um local dedicado à memória de Carlo Acutis. Foi de lá que partiu a relíquia enviada a Fortaleza, simbolizando a conexão entre a Igreja Local e a universalidade da fé católica.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!