Até o término da estação, no dia 21 de dezembro de 2024, as chuvas devem ficar dentro ou próximo da média histórica.

Primavera será marcada por calor, com chuvas dentro da média e risco de incêndios
Calor deve marcar estação em Dourados. / Foto: Clara Medeiros/Dourados News

O próximo domingo (22) marca o início da primavera, às 08h44 em Mato Grosso do Sul. Boletim divulgado pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima em Mato Grosso do Sul) indica que o período será marcado por calor e terá chuvas próximas da média estimada.

Até o término da estação, no dia 21 de dezembro de 2024, as chuvas devem ficar dentro ou próximo da média histórica, o que representa um alívio aos sul-mato-grossenses que há meses tem enfrentado estiagem, com níveis dos rios locais em queda.

Em relação a previsão climática da temperatura do ar, para o trimestre, Mato Grosso do Sul  contará com temperaturas acima da média histórica o que pode favorecer a formação de ondas de calor, conforme o Cemtec.

“Devido a maior incidência de radiação solar observa-se também uma elevação gradativa das temperaturas ao longo da primavera e uma maior frequência de dias de calor”, destaca o Centro, ao complementar com informações sobre possíveis tempestades, “ por ser um período de transição entre a estação fria e quente, a primavera é considerada, historicamente, a estação com maior frequência de ocorrência de tempestades severas, ou seja, tempestades de rápida duração capazes de gerar chuvas intensas, com descargas elétricas atmosféricas, fortes rajadas de vento e até mesmo a queda de granizo”.

Quanto a probabilidade de fogo para o trimestre Setembro-Outubro-Novembro, o Cemtec destaca que as regiões pantaneira e sudoeste encontram-se entre o nível de “Alerta” a “Alerta Alto”. Porém grande parte do estado encontra-se entre o nível de “Alerta” e “Atenção”. 

“Essas condições meteorológicas previstas, para o trimestre SON, são favoráveis para ocorrência dos incêndios florestais”, destaca o boletim.