Procedimento para troca da cor dos olhos deverá custar R$ 16 mil
Segundo pesquisadores, pacientes poderão ter olhos azuis como os do ator Bradley Cooper com uma cirurgia. / Foto: Divulgação/ Reprodução do filme “O lado bom da vida”

Se depender de pesquisadores americanos, em pouco tempo será possível trocar a cor dos olhos de castanho para azul. Segundo a “CNN”, o procedimento, que ainda está em testes, custará cerca de 5 mil dólares (aproximadamente R$ 16 mil). Desde 2009, a Stroma Medical, sediada em Laguna Beach, na Califórnia, vem testando o procedimento e captando recursos para as pesquisas. O médico Gregg Homer desenvolveu e patenteou um procedimento não invasivo que, segundo a empresa, poderá ser realizado em consultórios médico com duração de 30 segundos. Já a recuperação seria em duas semanas.

Atualmente, a técnica está em testes clínicos. Segundo a CNN, 17 pacientes no México e 20 na Costa Rica foram submetidas ao tratamento. Em seu site na internet, a Stroma Medical afirma que a segurança dos pacientes é a maior preocupação e, por isso, pedem que as pessoas de todo o mundo aguardem por mais informações sobre a técnica. Ainda não há previsão de lançamento no mercado.

Segundo o médico Gregg Homer, embaixo de cada olho castanho há um olho azul. “A única diferença entre eles é que um olho marrom tem uma fina camada de pigmento que cobre a íris azul. O laser de baixa energia inicia um processo de remoção de tecido natural e gradual. Uma vez que o tecido é removido, o azul natural do olho do paciente é revelado”, explicou no site da empresa.

Médicos ainda têm dúvidas sobre o procedimento. O oftalmologista Saj Khan disse que o tratamento levantou algumas bandeiras vermelhas. “A principal preocupação com qualquer procedimento que envolve a liberação de pigmento no interior do olho é que esse pigmento pode entupir os canais normais de drenagem e, por isso, aumentar a pressão no olho.Se isso acontecer de forma significativa o suficiente, por tempo suficiente, os pacientes podem desenvolver glaucoma” explicou ele.