Pouco mais de quatro milhões de alunos da rede pública e privada de ensino, se inscreveram na maior prova que dá acesso às universidades do País, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Pensando nisto, a nossa reportagem procurou a professora Luzia, que leciona a disciplina de Língua Portuguesa na Escola Loide Bonfim e na Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé. Confira algumas dicas para realizar a redação que vale metade da nota do Enem e também a prova de Língua Portuguesa.

Como a prova do Enem deve ser feita pelos candidatos?

“O candidato a uma vaga no ENEM deve estar ciente que ele precisa ter revisado os conteúdos com antecedência. É preciso seguir isso à risca, se quiser obter sucesso. Não se deve contar com a sorte apenas. O ensino médio já é uma preparação, mas é pouco. Ler mais, saber o que se passa no espaço micro e também no macro, as principais problemáticas que ora estão na mídia, não apenas o que se passa em sua cidade, mas no mundo todo o que está em evidência, o que provavelmente, será um dos fortes temas para uma redação dissertativa. Priorizar determinados conteúdos que são tópicos certos para as provas que ocorrerão. Menos lazer e mais estudo. DEDICAÇÃO é a palavra certa”.

Como se preparar para a prova?

“Na véspera, nada de tentar recuperar o temo perdido. Dormir bem, comer uma comida leve, se distrair um pouco para relaxar, mas sem exagero. Levantar cedo, tomar um bom café da manhã, à base de frutas, geleia, torradas e se possível, levar algum chocolate em barra para relaxar. Chegar com antecedência, mantendo-se calmo e seguro daquilo que quer para sua futura carreira profissional. No geral, o candidato deve estar atento às questões, interpretando o enunciado, de maneira que, se ele estiver preparado, com certeza irá se lembrar de tudo que estudou para fazer uma boa prova”.

Como resolver as questões de Língua Portuguesa?

“A prova de Língua Portuguesa é uma das mais importantes, independente da área a que o candidato concorra. Também por ser o nosso idioma e por ser acrescida da nota de redação que é essencial e classificatória. Uma das dicas é que o candidato leia bem o que está sendo proposto, ( o enunciado é muito importante), releia se for preciso e vá resolvendo uma a uma, de maneira calma, tentando pôr em prática tudo o que estudou e se preparou o tempo todo para fazer uma boa prova”.

Qual o estilo da redação exigida no Enem?

“Geralmente o texto que se pede para o candidato a uma vaga no ENEM é um texto dissertativo-argumentativo. Portanto, o aluno deve saber como fazer esse tipo de texto. Por ser um texto de 25 a 30 linhas, é preciso que o assunto (TEMA) seja dominado pelo candidato. Por isso, ele deve estar atento aos assuntos polêmicos debatidos na mídia para não passar por nenhum vexame nesse momento. Os temas são os mais variados possíveis, como: meio ambiente, redes sociais, tecnologias etc, outras vezes fugindo daquilo que tanto se estudou. Por estar preparado, com certeza, dominará o que está sendo pedido. Dado o tema, o aluno deverá escrever duas a três problemáticas em forma de frases, as quais serão desenvolvidas como argumentos para cada parágrafo do desenvolvimento. Depois de levantados esse problemas e/ou ideias expostos, na folha de rascunho, fazer a introdução do texto, lançando essas ideias, mas não as explorando – o que só será feito no desenvolvimento. Até então, o aluno, utilizará mais ou menos de quatro a seis linhas para a parte introdutória e no desenvolvimento, após, argumentar essas problematizações, utilizar de dezesseis a vinte linhas, mais ou menos, sendo cada ideia em um parágrafo, para, finalmente, apresentar uma solução e/ou sugestão na conclusão como fechamento do texto, seno agora em apenas um parágrafo. Uma das dicas dada aos candidatos é para o aluno primeiro fazer o rascunho e passar a redação a limpo, no final.

Quais sãos as demais dicas que pode ajudar os candidatos?

“Releia o seu escrito e dê um título adequado o tema dissertado; Use elementos de ligação entre as partes do texto, de maneira que cada parágrafo recupere o que foi dito antes, mantendo coerência entre as frases; Veja se não repetiu palavras. No caso, utilize-se de sinônimos; Observe a pontuação, ortografia, acentuação, concordâncias etc; Não escreva parágrafos longos, dificultando as ideias e o mau uso da pontuação; Não pule linha entre o título e a introdução; Faça letra cursiva, mantendo o mesmo padrão; Use um vocabulário objetivo, coerente, acessível; Leia novamente o seu texto; Veja se o mesmo está dentro do que foi exigido e passe-o a limpo. Boa sorte!”

Reforçando

As provas acontecem nos dias 24 e 25, sendo no dia 24, a prova ciências humana e ciências da natureza. No dia 25, será a vez de linguagens, matemática e redação.

O aluno só pode usar caneta preta e transparente, no dia da prova.

Os portões serão fechados às 12h (Horário de Mato Grosso do Sul).