Samuvet funcionaria com um médico veterinário e um estudante da área.

Projeto de lei prevê ambulância para resgatar animais

Projeto de lei apresentado na Câmara Municipal de Campo Grande prevê implantação do serviço Samuvet, voltado ao transporte de animais acidentados, feridos e em situação de enfermidade.

De acordo com a justificativa da proposta, apresentada pelo vereador Ademir Santana (PSDB), são muitos os relatos de animas machucados, abandonados nas vias. O objetivo do Samuvet deve ser atender exclusivamente animais abandonados ou 'de rua'.

Ainda em projeto de lei, a previsão é que a ambulância esteja preparada para o transporte e atendimento de primeiros socorros aos cães e gatos, devendo, obrigatoriamente, ser composta por um médico veterinário, podendo estar acompanhado de acadêmicos do curso, por meio de parcerias com as universidades.

O autor da medida cita que o projeto é adotado em Florianópolis (SC) e Campinas (SP). "Que possuem inclusive ambulatório para atender a demanda do serviço míovel e conta também com a Secretaria Municipal do Bem Estar Animal. Existem iniciativas também em Salvador [BA] e São Paulo [SP]".