Projeto foi protocolado no mês de maio na ALMS; consumidores temem encarecimento da tarifa de energia por medida simples

Projeto quer anexar foto do medidor de luz na conta de energia em MS

As contas de energia poderão ter a fotografia do equipamento de aferição no momento da leitura do consumo, correspondente ao período faturado, caso o projeto de lei do deputado Lucas de Lima (Solidariedade) seja aprovado.

O deputado protocolou o pedido no mês de maio. Conforme o projeto, as concessionárias de energia elétrica deverão fornecer uma fotografia do equipamento de aferição aparecendo a quantidade de Kilowatt hora (KWh) no momento da leitura do consumo, correspondente ao período faturado.

Na visão do deputado, o principal canal de comunicação entre consumidor e as concessionárias de energia elétrica é a fatura de energia, já que, por meio deste documento, é onde se toma conhecimento dos serviços prestados, da quantidade consumida, do valor a ser pago, inclusive com o detalhamento tributário.

Alguns consumidores ouvidos pelo TopMídiaNews acreditam que a medida precisa ser estudada, já que pode gerar custo, que deverá ser repassado ao consumidor. 


“Acho que isso pode vir a prejudicar o consumidor. Pois a impressão de uma imagem gera um custo maior na emissão das papeletas. Esse custo, por menor que seja, será repassado ao consumidor. Colocar uma imagem na conta, aumenta o tamanho do papel impresso, vai mais tinta… Tudo isso é calculado pela empresa e é repassado ao cliente. Não faz sentido colocar a foto da aferição se esse dado já saí na conta”, pontuou administrador de 29 anos. 

Já uma dona de casa, moradora do bairro Parque do Lageado, defende que se o custo não for repassado e se for colocado de uma forma dinâmica e de fácil entendimento pode ajudar os consumidores a entenderem o que estão gastando.