A REDESIM – Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios é um sistema integrado que permite a abertura, alteração, baixa e legalização de empresas na Junta Comercial de Mato Grosso do Sul.
Hoje o tempo médio estimado de abertura de uma empresa no Estado é de 60 a 90 dias, enquanto que no Brasil a média fica em 108 dias. Para diminuir essa burocracia o SEBRAE, a JUCEMS, o Governo do Estado e a ASSOMASUL estão implantando a REDESIM inicialmente em 22 municípios, dentre eles Maracaju. Essa iniciativa integra todos os processos em apenas um único envio de documentos para a Junta Comercial, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.
No dia 24 de junho durante o lançamento do Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios (Propeq) em Campo Grande, o Prefeito Maurílio Ferreira Azambuja assinou o Termo de Cooperação Técnica da REDESIM firmando seu compromisso com mais esta parceria.
E para dar seguimento ao processo de implantação, aconteceu nesta quinta feira dia 13 de agosto na sede da ASSEMA, a primeira reunião de mobilização da REDESIM, onde estiveram presentes representantes do Corpo de Bombeiro, Junta Comercial, ASSEMA e demais órgãos municipais envolvidos tanto no processo de abertura como de fiscalização de empresas, para apresentação do consultor do SEBRAE, Sr. Julio Cesar sobre as mudanças com a implantação do sistema e as responsabilidades de cada órgão no processo.
Em continuidade nos dias 17 e 18 de agosto acontece o Workshop da REDESIM, onde será definido o plano de trabalho, a definição dos riscos de atividades por cada órgão, o mapeamento do processo e outras atividades, com a presença dos participantes da reunião, consultor do SEBRAE e representantes da JUCEMS.
A implantação da REDESIM trás vantagens como: diminuição de exigências no processo entre a JUCEMS e a Receita Federal; informação e orientação aos contadores e empresários sobre a legalização das empresas; possibilidade de utilização do modelo de Contrato Núcleo da JUCEMS; agilidade e segurança no processo; pré-analise de informações; facilidade, simplificação e rapidez nos processos e diminuição no tempo de abertura de empresas.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!