Em setembro de 2014, os sites de cifras e letras CifraClub e Letras.mus receberam um comunicado da Sony/ATV que pedia a retirada de algumas letras de músicas de Roberto Carlos. Meses antes, a cantora Ana Carolina havia feito o mesmo pedido. De acordo com o empresário do Rei, Dody Sirena, o caso se deu porque "algumas letras têm peso comercial, como 'Esse Cara Sou Eu'". "Não temos interesse em disponibilizá-las gratuitamente. Isso é um negócio, não é questão de censura", disse ele. O caso foi revelado pelo jornal O Globo.

O pedido dizia que as "composições em que Roberto Carlos é compositor ou co-autor, interpretadas pelo próprio Roberto Carlos, não podem ser usadas sob o regime de blanket license”, licença permitida através de um convênio com a União Brasileira de Editoras de Música (Ubem), que recolhe os direitos autorais das canções. De acordo com a Folha, a Studio Sol, responsável pelos sites, recebe mensalmente uma lista de composições de gravadoras e editoras filiadas à Ubem.

"Se o artista não quer divulgar, ele pede e a gente retira. Isso acontece de vez em quando”, diz Gabriel Froes, responsável pela área comercial da Studio Sol. Essa é a primeira vez que envolve artistas famosos.

Nesta segunda-feira (2), as cifras de algumas músicas de Roberto Carlos estavam disponíveis, mas outras mais populares, como a citada "Esse cara sou eu" continuava fora da lista.

Ana Carolina

Já o caso da cantora Ana Carolina é diferente. De acordo com Horácio Brandão, asssessor da artista, o problema é a falta de qualidade do material disponibilizado nos sites. "Esses sites utilizam desse material e colocam da maneira como querem, é a mesma coisa que você fazer uma tese, alguém pegar e mexer nela. É melhor tirar do ar do que ter uma informação errada", afirma. Brandão ressaltou que Ana Carolina disponibilizou as cifras de seu último CD em seu site oficial.

"Não tem lá nenhum outro motivo que não seja a certeza de que a informação corresponde exatamente à verdade", diz Brandão.

Tal qual as de Roberto Carlos, algumas cifras de Ana Carolina ainda têm permissão de serem publicadas.