A SES (Secretaria de Estado de Saúde) confirmou, nesta quarta-feira (11), a primeira morte em 2015 por dengue em Mato Grosso do Sul. A vítima, segundo o órgão, foi uma menina, de 12 anos, e o caso foi registrado em Corumbá, cidade a 415 quilômetros de Campo Grande.
 
A criança morreu no dia 21 de janeiro e, inicialmente, foi diagnosticada com meningite. A dengue só foi confirmada após exames.
 
Conforme os dados divulgados nesta quarta-feira, são 2.370 notificações da doença em todo o estado neste ano. Na semana passada, a SES divulgou que havia registrado 1.642 notificações de dengue. Em uma semana foram notificados 728 novos casos.
 
Conforme o relatório, Selvíria (189 notificações), Iguatemi (398), Itaquiraí (387), São Gabriel do Oeste (162), Sete Quedas (36) e Brasilândia (38), estão na lista das cidades com alta incidência de dengue.
 
Alerta
 
Aos primeiros sintomas da dengue, a recomendação do Ministério da Saúde é que a pessoa procure o serviço de saúde mais próximo e não tome medicamentos por conta própria. Quem se automedica, pode mascarar os sintomas e, com isso, dificultar o diagnóstico.
 
Para evitar a proliferação do mosquito, é importante que a população verifique o adequado armazenamento de água, acondicionamento do lixo e a eliminação de todos os recipientes sem uso que possam acumular água.