Em um clima de festa, 476 trabalhadores do município de Água Clara receberam, na noite desta sexta-feira (06/01), no Rotary Club da cidade, os certificados dos cursos gratuitos de qualificação profissional realizados no ano passado. Eles foram capacitados nos cursos de assistente administrativo, costureiro eclético, costureiro industrial do vestuário, eletricista industrial, modelista de roupas, instalador de sistemas elétricos de segurança, tratorista agrícola, almoxarife, pedreiro de alvenaria, auxiliar de produção de celulose, auxiliar de recursos humanos, aplicador de revestimento cerâmico, torneiro mecânico, eletricista instalador predial de baixar tensão, mecânico de motores a diesel, analista de recursos humanos, confeccionador de lingerie e moda praia e confeiteiro.
Segundo o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, que representou o presidente da Fiems, Sérgio Longen, o trabalho realizado proporcionou uma verdadeira transformação no município. "A profissionalização representa porta de entrada para o mercado de trabalho e amplia o horizonte das pessoas. Quem tem visão empreendedora também enxerga novas possibilidades", declarou após a cerimônia de entrega dos certificados e do sorteio de cinco tablets entre os formandos.
Já o diretor da Fiems, José Paulo Rimoli, destacou o empenho do Senai em proporcionar a realização dos cursos de formação profissional em Água Clara. "Com certeza, o município precisa dessa atenção, pois as pessoas aqui necessitavam da qualificação para buscar uma colocação no mercado", disse, lembrando que em Água Clara os cursos foram realizados nas unidades e salas de aula móveis do Senai e em espaços disponibilizados pela Prefeitura.
Para o prefeito de Água Clara, Silas José da Silva, a qualificação dos 476 trabalhadores representa uma conquista significativa para o município. "Estamos preparando a nossa população para um novo momento, que é o processo de industrialização. Vamos receber aqui uma grande indústria de MDF e queremos nos tornar um polo moveleiro. Por isso, precisamos de mão de obra qualificada em diferentes áreas e estamos muito felizes com essa parceria transformadora que temos com a Fiems", declarou.
Formandos
Dos 476 formandos, 39 fizeram o curso de assistente administrativo, 23 de costureiro eclético, 12 de costureiro industrial do vestuário, 45 de eletricista industrial, 63 de modelista de roupas, 27 de instalador de sistemas elétricos de segurança, 11 de tratorista agrícola, 29 de almoxarife, 27 de pedreiro de alvenaria, 20 de auxiliar de produção de celulose, 18 de auxiliar de recursos humanos, 14 de aplicador de revestimento cerâmico, 15 de torneiro mecânico, 14 de eletricista instalador predial de baixa tensão, 19 de mecânico de motores a diesel, 34 de analista de recursos humanos, 26 de confeccionador de lingerie e moda praia e 40 de confeiteiro.
A estudante Fernanda Silva Pereira, 17 anos, que fez o curso de assistente administrativo, acredita que agora vai conseguir o primeiro emprego. "Como eu nunca trabalhei e tive essa oportunidade, optei por fazer o curso, assim, com certeza fica bem mais fácil de conseguir emprego", avaliou. De olho no futuro, Fábio Coronel, 27 anos, fez o curso de instalador de sistema eletrônico. "Hoje trabalho como operador noturno e aproveitei a oportunidade para fazer o curso pensando que pode ser uma área para eu atuar daqui a alguns anos", disse.
A aposentada Marinete Claudino de Oliveira Ribeiro, 58 anos, fez o curso de confeccionador de lingerie e moda praia para atender as necessidades da família. "Mas também estou de olho nas oportunidades, quem sabe montamos uma cooperativa para fazermos nossas peças", vislumbrou. O operador de máquina Claudemar Rodrigues da Silva, 19 anos, fez o curso de eletricista industrial e pretende fazer mais dois. "Quero fazer ainda os cursos de eletricista predial e mecânica a diesel para diversificar meus conhecimentos e habilidades e assim ter mais oportunidades", declarou.
Também estiveram presentes na cerimônia de formatura o diretor-técnico do Senai, Dax Goulart, o gerente de tecnologia e inovação do Senai, Gilberto Evidio, que também responde interinamente pela gerencia de educação do Senai, o gerente do Senai de Três Lagoas, Adevaldo Vasconcelos, o presidente da Câmara de Vereadores de Água Clara, Valdeir Pedro de Carvalho, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Água Clara, José Horácio Nenartaves.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!