Há menos de um mês para início das convenções, a senadora do MDB não sobe, diz Datafolha.

Simone patina para conseguir dois dígitos nas pesquisas e cai de 2% para 1%
Simone Tebet ainda tem percentuais baixos em pesquisas. / Foto: Agência Senado/ Divulgação Assessoria

A pesquisa Datafolha, divulgada na última quinta-feira (23), mostrou que a senadora Simone Tebet (MDB), representante da chamada terceira via, ainda patina para alcançar dois dígitos de intenções de voto à presidência. Há menos de um mês para início das convenções partidárias em 20 de julho, a senadora ainda aparece de forma tímida nos quadros. 

Na pesquisa estimulada de intenções de voto no 1º turno, Tebet alcançou apenas 1%, o que demonstra queda já que o mês passado ela estava com 2% de intenções de voto. Lula tem 47% e Bolsonaro 28%.

Em outro cenário, o quadro de estabilidade explicitado pela pesquisa Datafolha  indica que 70%, dos eleitores afirmam já estarem totalmente decididos sobre seu voto na eleição presidencial. A parcela dos que ainda podem mudar a escolha é minoritária.

Nesse quesito, a pesquisa encomendada pela Folha de S.Paulo diz que apenas 6% dos entrevistados enxergam Tebet como alternativa viável para ocupar a cadeira no Palácio do Planalto e não mudarão de ideia. Mesmo sendo avalizada pelo PSDB, Simone ainda segue estagnada já que saiu de 2% para 6% neste cenário.

O Datafolha ouviu 2.556 eleitores em 181 cidades nesta quarta-feira (22) e quinta (23). A margem de erro da pesquisa, contratada pela Folha de S.Paulo e registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 09088/2022, é de dois pontos para mais ou menos.