A Catho, site de empregos, informa as profissões que mais devem contratar em 2016. O ramo de tecnologia continuará a ser a área mais aquecida no mercado de trabalho. Os cargos com maior demanda por profissionais são os de analista/técnico de suporte, desenvolvedor e programador. "Esse ramo segue em alta devido ao aumento de sites na internet, empresas de tecnologia e startups, que conseguem seguir em contramão ao mercado no quesito desemprego e se mantem em constante crescimento", informa a empresa.

O segmento de saúde também deve continuar em ascensão, pois mesmo com o desaquecimento da economia, muitas famílias evitam fazer cortes na área. "O envelhecimento populacional e o acesso ao sistema de saúde privado são alguns dos pontos que favorecem o potencial de geração de vagas. Os cargos de médico, enfermeiro e auxiliar e técnicos de enfermagem são as profissões que devem contratar mais em 2016", diz o site de empregos.

Apesar da tendência de aumento dos índices de inadimplência, a área financeira e de seguros está resistindo à desaceleração da economia. No setor existe uma demanda crescente por profissionais especializados. Um exemplo é o caso dos que atuam com compliance e que são responsáveis pelo controle e regras de transparência/governança nas companhias.

Já a presença do vendedor é essencial para acelerar novamente os resultados das empresas. Existe grande procura por profissionais que conseguem trazer receita na área do varejo, por exemplo.

O último setor é o agronegócio. A produção de carnes e de produtos florestais, por exemplo, deve continuar em alta em 2016.

Ramos em alta em 2016/cargos mais procurados:
1-  Tecnologia: Analista/Técnico de Suporte, Desenvolvedor e Programador
2-  Saúde: Médicos, Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem
3-  Seguros e Setor Financeiro: Profissional de Compliance
4-  Vendas: Vendedores
5-  Agronegócios: Produtor de Carnes e produtos florestais