Em Mato Grosso do Sul, 12 cursos estão com número de interessados abaixo da quantidade de vagas e por conta disso ainda não têm uma nota do corte no Sisu (Sistema de Seleção Unificado). A expectativa é que todas as oportunidades restantes tenham sido preenchidas durante esta terça-feira (20), segundo dia de inscrições.

A maioria das graduações com vagas sobrando é da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). São eles: três cursos de letras do campus de Aquidauana, dois cursos de letras em Três Lagoas, ciências contábeis em Corumbá e Geografia em Corumbá.

Já na UEMS havia sobra de vagas para matemática em Cassilândia, agroecologia em Glória de Dourados e produção sucroalcooleira também em Glória de Dourados.

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) não havia conseguido preencher todas as vagas do curso de produção de grãos em Nova Andradina e a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), o curso de química.

Concorrência - O curso de medicina da UEMS estreou com maior nota de corte. O mínimo que os estudantes devem ter tirado no Enem para cursar a graduação é 796,99, enquanto o mesmo curso na UFMS, que sempre teve a fama de ser o mais concorrido, tem nota de corte de 782,02.

No estado, o curso menos concorrido também está na UEMS, sendo o de ciências biológicas oferecido no campus de Coxim, com nota de corte de 416,65. O curso menos concorrido da UFMS é o de Ciências da Computação em Ponta Porã, cuja pontuação mínima para ingresso é de 458,19.

Em Dourados, o curso de medicina da UFGD tem maior nota de corte, 762. Na instituição, que pela segunda vez oferece vagas pelo sistema de seleção, o curso de física é o que tem menor nota de corte, com 482 pontos. No município, o curso de física da UEMS tem a menor pontuação para acesso, 420.

O curso de sistema para a internet tem a menor nota de corte entre os oferecidos pelo IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul). Disponibilizada no campus de Três Lagoas, a graduação tem pontuação mínima de 462,24 para ingresso. O mesmo curso, só que disponível em Campo Grande, tem maior nota de corte da instituição, com 579,10 pontos.

Todos os dias o sistema do Sisu é atualizado, possibilitando aos estudantes de todo o Brasil ver se as notas que eles tiraram no Enem são suficientes para o curso escolhido, tendo em vista que a colocação não é revelada. Se eles estão abaixo da nota de corte, ainda têm tempo para trocar de opção, o que podem fazer até o final do processo. Novos dados sobre as notas de corte, depois de computadas todas as inscrições desta terça, devem sair a partir das 2h desta quarta-feira (21).